Esta é uma versão desatualizada publicada em 25-08-2016. Leia a versão mais recente.
Divulgação Científica em Educação Ambiental: Possibilidades e Dificuldades
Resumo
A divulgação científica tem papel relevante na sociedade contemporânea no que tange aos processos de disseminação das evidências e dos resultados alcançados pelo desenvolvimento científico e tecnológico, diminuindo as fronteiras entre pesquisadores e público leigo. Se pensarmos no contexto atual, em que as diferentes tecnologias têm levados jovens adolescentes a estarem constantemente conectados à internet a divulgação científica torna-se uma importante veiculação de informações sobre ciência e tecnologia, destinada a um público geral, sem restrições, através de recursos, técnicas e meios diversificados. Neste sentido, a presente pesquisa buscou verificar quais são os assuntos de interesse dos alunos, bem como, verificar se há interesse em assuntos relacionados a questões socioambientais. Para tanto, foram aplicados questionários para alunos do Ensino Médio de uma escola da rede privada de ensino localizada na região oeste da cidade de Cascavel/PR. Os resultados demonstram que há um maior interesse dos alunos por assuntos relacionados à moda, comportamento e tecnologias. Embora nas questões específicas sobre a divulgação científica na área de Educação Ambiental, os alunos demostraram conhecimento de alguns temas relativos ao assunto, não ficou evidenciado o interesse em pesquisar de forma espontânea sobre essa temática. Neste sentido é possível destacar o papel da escola como motivador para a busca por esse tipo de temática, possibilitando a formação de indivíduos críticos frente às problemáticas ambientais, sendo protagonistas na sociedade.Downloads
Publicado
25-08-2016
Versões
- 22-09-2021 (2)
- 25-08-2016 (1)
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.