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Divulgação Científica em Educação Ambiental: Possibilidades e Dificuldades

Autores

  • Cassiane Beatrís Pasuck Benassi Uniamérica
  • Juliana Alves da Silva Ubinski
  • Kely Cristina Enisweler
  • Elocir Aparecida Corrêa Pires
  • Vilmar Malacarne

Resumo

A divulgação científica tem papel relevante na sociedade contemporânea no que tange aos processos de disseminação das evidências e dos resultados alcançados pelo desenvolvimento científico e tecnológico, diminuindo as fronteiras entre pesquisadores e público leigo. Se pensarmos no contexto atual, em que as diferentes tecnologias têm levados jovens adolescentes a estarem constantemente conectados à internet a divulgação científica torna-se uma importante veiculação de informações sobre ciência e tecnologia, destinada a um público geral, sem restrições, através de recursos, técnicas e meios diversificados. Neste sentido, a presente pesquisa buscou verificar quais são os assuntos de interesse dos alunos, bem como, verificar se há interesse em assuntos relacionados a questões socioambientais. Para tanto, foram aplicados questionários para alunos do Ensino Médio de uma escola da rede privada de ensino localizada na região oeste da cidade de Cascavel/PR. Os resultados demonstram que há um maior interesse dos alunos por assuntos relacionados à moda, comportamento e tecnologias. Embora nas questões específicas sobre a divulgação científica na área de Educação Ambiental, os alunos demostraram conhecimento de alguns temas relativos ao assunto, não ficou evidenciado o interesse em pesquisar de forma espontânea sobre essa temática. Neste sentido é possível destacar o papel da escola como motivador para a busca por esse tipo de temática, possibilitando a formação de indivíduos críticos frente às problemáticas ambientais, sendo protagonistas na sociedade.

Biografia do Autor

Cassiane Beatrís Pasuck Benassi, Uniamérica

Mestre em Educação (Unioeste).

Juliana Alves da Silva Ubinski

Mestre em Educação (Unioeste). Bolsista CAPES.

Kely Cristina Enisweler

Mestranda em Educação (Unioeste). Bolsista CAPES.

Elocir Aparecida Corrêa Pires

Mestranda em Educação (Unioeste). Bolsista da FundaçãoAraucária (Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná).

Vilmar Malacarne

Doutor em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Unioeste.

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Publicado

25-08-2016

Versões

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Seção

Artigos