Processo de aquisição da linguagem escrita e a idade das crianças do primeiro ano do ensino fundamental de nove anos no município de Foz do Iguaçu-PR

Autores

  • Thuinie Medeiros Vilela Daros Uniamérica

Palavras-chave:

linguagem escrita, idade das crianças, ensino fundamental

Resumo

A ampliação dos anos de escolaridade das crianças com base na Lei n°11.274/2006 que amplia o período de permanência de oito para nove    anos    no    Ensino    Fundamental    põe    em    destaque    a   necessidade de políticas com enfoque nas séries iniciais no país, no entanto, esta    antecipação    obrigatória    tem    levantado   discussões    entre    os profissionais    envolvidos    com    a   educação    em    relação    aos    impactos ocasionados no processo de ensino da linguagem escrita para os alunos que passam a ingressar mais cedo, especialmente no estado do    Paraná,    que    a    partir    da   publicação    da    Lei    estadual    n°16.049/2009 permitiu a antecipação ainda maior, autorizando a matrícula das crianças com cinco anos no ensino fundamental. Neste sentido, o presente texto tem como principal objetivo socializar parte dos resultados coletados de uma pesquisa, que trata a respeito das políticas de inclusão das crianças de seis anos e a sua repercussão no processo de aquisição da linguagem escrita nas escolas públicas do município de Foz do Iguaçu nos anos de 2009 e 2010. A partir da análise dos dados coletados na presente investigação, pretendeu-se estudar    elementos    teóricos    acerca    do    processo    de   desenvolvimento da aquisição da linguagem escrita em crianças do primeiro ano, além de chamar a atenção para as demais linguagens existentes. Os    episódios    que    foram    analisados    neste   trabalho    fizeram    parte    de procedimentos    metodológicos    de   abordagem    qualitativa    organizados em duas etapas inter-relacionadas: pesquisa de campo e revisão bibliográfica    e   documental    ancorada    nos    pressupostos    da    teoria histórico-cultural.

Biografia do Autor

Thuinie Medeiros Vilela Daros, Uniamérica

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