Processo de aquisição da linguagem escrita e a idade das crianças do primeiro ano do ensino fundamental de nove anos no município de Foz do Iguaçu-PR
Palavras-chave:
linguagem escrita, idade das crianças, ensino fundamentalResumo
A ampliação dos anos de escolaridade das crianças com base na Lei n°11.274/2006 que amplia o período de permanência de oito para nove anos no Ensino Fundamental põe em destaque a necessidade de políticas com enfoque nas séries iniciais no país, no entanto, esta antecipação obrigatória tem levantado discussões entre os profissionais envolvidos com a educação em relação aos impactos ocasionados no processo de ensino da linguagem escrita para os alunos que passam a ingressar mais cedo, especialmente no estado do Paraná, que a partir da publicação da Lei estadual n°16.049/2009 permitiu a antecipação ainda maior, autorizando a matrícula das crianças com cinco anos no ensino fundamental. Neste sentido, o presente texto tem como principal objetivo socializar parte dos resultados coletados de uma pesquisa, que trata a respeito das políticas de inclusão das crianças de seis anos e a sua repercussão no processo de aquisição da linguagem escrita nas escolas públicas do município de Foz do Iguaçu nos anos de 2009 e 2010. A partir da análise dos dados coletados na presente investigação, pretendeu-se estudar elementos teóricos acerca do processo de desenvolvimento da aquisição da linguagem escrita em crianças do primeiro ano, além de chamar a atenção para as demais linguagens existentes. Os episódios que foram analisados neste trabalho fizeram parte de procedimentos metodológicos de abordagem qualitativa organizados em duas etapas inter-relacionadas: pesquisa de campo e revisão bibliográfica e documental ancorada nos pressupostos da teoria histórico-cultural.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.