Nós professores, eles alunos: A importância do diálogo e o papel da escuta no processo de ensino e aprendizagem

Autores

  • Ney Carlos Lucca Uniamérica

Palavras-chave:

professor, aluno, ensino, diálogo, hermenêutica

Resumo

Tendo como ponto de partida que a educação se processa a partir da interação entre professor e aluno, debruçados sobre um contexto a ser descoberto ou compreendido, este artigo originou-se de um interesse especial em melhor entender o diálogo que ocorre    no    processo educativo.    Neste    sentido,    este    estudo    teórico aborda    o    processo  dialógico  como  pressuposto da  educação  e  tem como  eixo     principal     a     contribuição     da     hermenêutica   filosófica, suas   implicações    e    requisitos    para    o   desenvolvimento    do    diálogo autêntico, considerando este como fundamental para uma prática pedagógica    reflexiva,    capaz    de    produzir    o   entendimento    necessárionas    questões    presentes    no    cotidiano    escolar.

Biografia do Autor

Ney Carlos Lucca, Uniamérica

Editor Universal

Downloads

Edição

Seção

Artigos