Práticas Pedagógicas Inovadoras:
O Ensino Remoto em Decorrência da Pandemia Covid-19 na Educação Pública Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v18i43.1026Resumo
Diante das restrições impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020, no que tange a distanciamento social, em consequência da pandemia COVID-19, as instituições de ensino, foram desafiadas a buscar soluções criativas para garantir a continuidade do processo educacional. A partir deste cenário, o ensino remoto emergiu como uma alternativa viável, possibilitando que alunos e professores se mantivessem conectados. No entanto, essa transição não foi isenta de desafios, como acesso à internet e adaptação dos métodos de ensino. O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas inovadoras adotadas nesse contexto no sistema educacional público brasileiro. O presente trabalho contou como procedimentos metodológicos uma abordagem quali-quantitativa conduzidas por revisão bibliográfica e documental. Destacam-se experiências bem-sucedidas e lições aprendidas durante esse período, examinando o papel do Estado na promoção da equidade educacional e no suporte aos professores e alunos. Além disso, reflete sobre a necessidade de políticas públicas eficazes para garantir a qualidade e acessibilidade da educação no Brasil.Downloads
Publicado
03-07-2024
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.