Práticas Pedagógicas Inovadoras:

O Ensino Remoto em Decorrência da Pandemia Covid-19 na Educação Pública Brasileira

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DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v18i43.1026

Resumo

Diante das restrições impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020, no que tange a distanciamento social, em consequência da pandemia COVID-19, as instituições de ensino, foram desafiadas a buscar soluções criativas para garantir a continuidade do processo educacional. A partir deste cenário, o ensino remoto emergiu como uma alternativa viável, possibilitando que alunos e professores se mantivessem conectados. No entanto, essa transição não foi isenta de desafios, como acesso à internet e adaptação dos métodos de ensino. O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas inovadoras adotadas nesse contexto no sistema educacional público brasileiro. O presente trabalho contou como procedimentos metodológicos uma abordagem quali-quantitativa conduzidas por revisão bibliográfica e documental. Destacam-se experiências bem-sucedidas e lições aprendidas durante esse período, examinando o papel do Estado na promoção da equidade educacional e no suporte aos professores e alunos. Além disso, reflete sobre a necessidade de políticas públicas eficazes para garantir a qualidade e acessibilidade da educação no Brasil.

Biografia do Autor

Osvaldo Vaz Furtado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Mestre em Ciências Sociais e Aplicada pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociedade Cultura e Fronteiras (PPSCF) da Universidade Estadual de Oeste do Paraná (Unioeste)

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Publicado

03-07-2024