O Meme como Linguagem Social e seu Uso na Educação

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DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v18i43.1024

Resumo

Este artigo apresenta a presença de memes como meio de comunicação de linguagem textual e visual e sua utilização no processo educativo nas escolas pelo fato de os memes serem imagens e textos extremamente ricos para a análise linguística, pois versam sobre os mais variados temas de linguagem. E tem por objetivo investigar e analisar mostrando como a ironia e sátira se torna um importante veículo para a produção de crítica e humor através dos memes utilizados como meio de linguagem. A importância de sua aplicabilidade em sala de aula como metodologia de ensino, transformando os jovens em cidadãos mais críticos socialmente, capazes de compreender e interpretar seus textos e imagens. Para embasamento teórico será utilizada as comparações de Horta (2015), onde discuti os memes como forma de linguagem e as ideias de Bakhtin (1993) para compreensão do risível, assim como o pensamento sobre ironia de Oliveira (2008). Os memes tornaram-se neste século XXI, uma forma de comunicação em massa contendo texto ou somente imagem, carregados de informações com menções políticas, sociais e religiosas. Os memes são transdisciplinares e requerem um olhar mais pedagógico, estimulando aos seus leitores uma compreensão mais crítica e minuciosa em suas mensagens.

Biografia do Autor

Jarbas da Silva Guimarães, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Graduado em História. Especialista em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela UTFPR. Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteira pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Centro de Educação, Letras e Saúde (CELS), Campus de Foz do Iguaçu, PR.

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Publicado

03-07-2024