Ferramentas para Educação Antirracista:

Desafios Docentes da Educação Infantil ao Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v18i43.1022

Resumo

O racismo preconiza a superioridade impondo discriminação e exclusão social, resultado das formulações da superioridade racial. A exclusão é resultado das formulações da tal cientificidade da supremacia racial. Em relação a condição do negro o estado brasileiro sempre se mostrou moroso, as Leis criadas em favor da população negra foram paliativas, Lei Eusébio de Queiroz, Lei do Ventre Livre, Lei Sexagenária, Lei Áurea, todas essas, criadas no Brasil império, enquanto a Lei do Racismo é criada um século depois. A Lei especifica que trata da educação, foi criada apenas em 2003, a n. Lei 10.639/03, que instituiu o currículo História da África e Cultura Afro-brasileira, no ensino fundamental 1 e ensino médio. A educação infantil não conta com ferramentas legais para ser trabalhados os conteúdos étnico-raciais. A partir do recorte da pesquisa de mestrado que tratou da discriminação e exclusão racial envolvendo estudantes negros, na percepção dos professores, objetivando compreender a questão racial na educação fundamental e ensino médio, o presente trabalho é uma extensão para compreender a percepção dos professores na educação infantil sobre a violência racial. Optamos por uma pesquisa qualitativa, descritiva, por meio de levantamento bibliográfico. Analisamos a prática de discriminação e exclusão racial desde a primeira infância ao ensino médio, como o professor compreende e interfere a educação antirracista.

Biografia do Autor

Clodoaldo Reis Azarias, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Licenciatura Plena em Pedagogia; Bacharel Em Teologia. Doutorando em Integração Contemporânea da América Latina, pela Universidade Federal da Integração da América Latina (UNILA); Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Professor da Educação Infantil no Município de Foz do Iguaçu, PR. Brasil.

Elis Maria Teixeira Palma Priotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Professora associada. Mestre em Educação (PUCPR). Dra. em Ciências (USPRP). Graduação e licenciatura em Enfermagem e Programa de Pós de graduação em Ensino (PPGEN) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Foz do Iguaçu, PR, Brasil.

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Publicado

03-07-2024