Concepção e Formação de Professores sobre Estratégias de Aprendizagem:

Conceitos e Estudos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v18i43.1020

Resumo

Estratégias de aprendizagem são técnicas ou métodos que os alunos empregam de forma a aprimorar o seu aprendizado. A literatura nacional aponta para uma lacuna no entendimento na perspectiva dos professores, em relação ao significado de estratégias de aprendizagem, assim como ao uso dessas para auxiliar os estudantes em seu aprendizado. O presente artigo tem como objetivo conceituar estratégias de aprendizagem de acordo com autores que se dedicam ao estudo da temática. Ademais, analisar estudos que indicam fragilidade no conhecimento na perspectiva dos docentes sobre a diferença entre estratégias de aprendizagem e estratégias de ensino. O conteúdo analisado foi recuperado em periódicos eletrônicos acessíveis por meio da Plataforma CAPES na base de dados Scientific Eletronic Library Online - SciELO e no Google Acadêmico. Espera-se que este estudo aprofunde a compreensão sobre estratégias de aprendizagem entre os docentes, fomentando, assim, as práticas pedagógicas voltadas a autorregulação do estudante, e da mesma forma, possa contribuir para instaurar uma cultura educacional que estimule a promoção da autorregulação da aprendizagem como elemento primordial nos projetos pedagógicos das escolas.

Biografia do Autor

Angela de Souza Lopes Galvão, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Graduada em Pedagogia, Geografia e Engenharia Ambiental. Mestranda em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste; Bolsista CAPES). Especialização em Tecnologias Educacionais e Inovação. Especialização em Gestão Ambiental.

Jennifer Rafaela Serafim Ferezin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste; Bolsista CAPES). Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino. Especialização em Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Especialização em Gestão Escolar. Especialização em MBA de Educação Híbrida. Professora da Rede Municipal de Foz do Iguaçu, PR.

Monica Augusta Mombelli, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Psicóloga. Doutora em Ciências. Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Docente.

Downloads

Publicado

03-07-2024