Concepção e Formação de Professores sobre Estratégias de Aprendizagem:
Conceitos e Estudos
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v18i43.1020Resumo
Estratégias de aprendizagem são técnicas ou métodos que os alunos empregam de forma a aprimorar o seu aprendizado. A literatura nacional aponta para uma lacuna no entendimento na perspectiva dos professores, em relação ao significado de estratégias de aprendizagem, assim como ao uso dessas para auxiliar os estudantes em seu aprendizado. O presente artigo tem como objetivo conceituar estratégias de aprendizagem de acordo com autores que se dedicam ao estudo da temática. Ademais, analisar estudos que indicam fragilidade no conhecimento na perspectiva dos docentes sobre a diferença entre estratégias de aprendizagem e estratégias de ensino. O conteúdo analisado foi recuperado em periódicos eletrônicos acessíveis por meio da Plataforma CAPES na base de dados Scientific Eletronic Library Online - SciELO e no Google Acadêmico. Espera-se que este estudo aprofunde a compreensão sobre estratégias de aprendizagem entre os docentes, fomentando, assim, as práticas pedagógicas voltadas a autorregulação do estudante, e da mesma forma, possa contribuir para instaurar uma cultura educacional que estimule a promoção da autorregulação da aprendizagem como elemento primordial nos projetos pedagógicos das escolas.Downloads
Publicado
03-07-2024
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.