Plataformização da Educação no Estado do Paraná:
Caminhos para a Padronização do Trabalho Pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v18i43.1019Resumo
Esta pesquisa objetiva refletir sobre os desdobramentos da plataformização da educação no estado do Paraná, em especial após o ano de 2019, apontando descaminhos na oferta de um ensino de qualidade e corroborando para padronização do trabalho pedagógico, e caminhos percorridos por professores retratados nas oficinas de formação continuada sobre o uso da tecnologia como recurso pedagógico, no período de 2020 a 2022. As oficinas foram ofertadas em várias turmas, com atividades remotas, abarcou docentes da rede municipal e estadual de ensino, além de docentes de instituições privadas, dos municípios da região oeste do Paraná. Estas foram desenvolvidas pelas autoras deste artigo, vinculadas aos grupos de pesquisa GEPEI/UNILA e MEDIAR/UNIOESTE. A metodologia utilizada é a pesquisa ação com a participação ativa da comunidade. A pesquisa aponta que a plataformização da educação no estado do Paraná é um fenômeno recente, tem sido transformada em novos processos de regulação e controle do trabalho pedagógico, no entanto, são nas ações coletivas e individuais no contexto da sala de aula, que o uso destas tecnologias podem se desdobrar em possibilidades para formação humana.Downloads
Publicado
03-07-2024
Edição
Seção
Artigos
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