Plataformização da Educação no Estado do Paraná:

Caminhos para a Padronização do Trabalho Pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v18i43.1019

Resumo

Esta pesquisa objetiva refletir sobre os desdobramentos da plataformização da educação no estado do Paraná, em especial após o ano de 2019, apontando descaminhos na oferta de um ensino de qualidade e corroborando para padronização do trabalho pedagógico, e caminhos percorridos por professores retratados nas oficinas de formação continuada sobre o uso da tecnologia como recurso pedagógico, no período de 2020 a 2022. As oficinas foram ofertadas em várias turmas, com atividades remotas, abarcou docentes da rede municipal e estadual de ensino, além de docentes de instituições privadas, dos municípios da região oeste do Paraná. Estas foram desenvolvidas pelas autoras deste artigo, vinculadas aos grupos de pesquisa GEPEI/UNILA e MEDIAR/UNIOESTE. A metodologia utilizada é a pesquisa ação com a participação ativa da comunidade. A pesquisa aponta que a plataformização da educação no estado do Paraná é um fenômeno recente, tem sido transformada em novos processos de regulação e controle do trabalho pedagógico, no entanto, são nas ações coletivas e individuais no contexto da sala de aula, que o uso destas tecnologias podem se desdobrar em possibilidades para formação humana.

Biografia do Autor

Juliana Fatima Serraglio Pasini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Colégio de Aplicação. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação na/para Infância - GEPEI/UNILA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas - MEDIAR/UNIOESTE; Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT/UFMT); Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Educacionais (GRPPE/PR-UNILA/Unicamp).

Ivanir Gomes da Silva, Docente EBTT no Instituto Federal do Paraná.

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Doutoranda em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Docente EBTT no Instituto Federal do Paraná. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas - MEDIAR/UNIOESTE, Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação na/para Infância - GEPEI/UNILA e Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva do IFPR - GPEEIN/IFPR.

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Publicado

03-07-2024