Ludicidade no Processo de Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e os Conteúdos de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v18i43.1018Resumo
Contexto: O presente artigo científico foi motivado pelas experiências enquanto professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental trabalhando com conteúdo da Matemática. Objetivo: Estudar a relação entre ludicidade e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação aos conteúdos matemáticos. Método: Adotamos como fonte de informações a pesquisa bibliográfica em livros clássicos de autores que versam sobre o desenvolvimento infantil e a sua interdependência com a ludicidade. Resultados: Atividade inata à infância, o lúdico, as brincadeiras e os jogos estão sempre ligados às suas rotinas. O desenvolvimento de tais atividades melhoram o afeto, a inteligência e o convívio, buscando estratégias para a solução de problemas e se desenvolvendo integralmente de forma prazerosa. Jogos e brincadeiras podem produzir variações no ensino da matemática, transitando entre o abstrato e o concreto e ainda criando matérias de apoio para o trabalho em sala de aula.Downloads
Publicado
03-07-2024
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.