Ludicidade no Processo de Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e os Conteúdos de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v18i43.1018

Resumo

Contexto: O presente artigo científico foi motivado pelas experiências enquanto professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental trabalhando com conteúdo da Matemática. Objetivo: Estudar a relação entre ludicidade e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação aos conteúdos matemáticos. Método: Adotamos como fonte de informações a pesquisa bibliográfica em livros clássicos de autores que versam sobre o desenvolvimento infantil e a sua interdependência com a ludicidade. Resultados: Atividade inata à infância, o lúdico, as brincadeiras e os jogos estão sempre ligados às suas rotinas. O desenvolvimento de tais atividades melhoram o afeto, a inteligência e o convívio, buscando estratégias para a solução de problemas e se desenvolvendo integralmente de forma prazerosa. Jogos e brincadeiras podem produzir variações no ensino da matemática, transitando entre o abstrato e o concreto e ainda criando matérias de apoio para o trabalho em sala de aula.

Biografia do Autor

Eduardo Rossi Rosa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Graduação em Pedagogia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu. Professor da Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu.

Joao Jorge Correa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Pós-Doutorado em Educação. Professor Associado na Unioeste. Centro de Educação, Letras e Saúde. Campus de Foz do Iguaçu. Orientador da pesquisa.

Downloads

Publicado

03-07-2024