Percepção de Puérperas quanto aos Cuidados Recebidos de Equipe de Enfermagem em Cidade de Tríplice Fronteira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v18i42.985

Resumo

Introdução: o cuidado da enfermagem na atenção obstétrica auxilia para qualificar assistência de enfermagem em todos os níveis de atenção, ao promover o protagonismo da mulher e a participação do parceiro nos cuidados com o recém-nascido. Objetivo: identificar a percepção das puérperas quanto aos cuidados recebidos pela equipe de enfermagem na cidade de Foz do Iguaçu, PR. Metodologia: estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas presenciais com as puérperas, utilizando um roteiro semiestruturado. Resultados: Participaram do estudo 13 puérperas com idades entre 18 e 40 anos. Observou-se boa experiência de parto, porém as entrevistadas sentiram falta de apoio por parte da equipe de enfermagem no momento da amamentação. As fortes dores do parto estiveram acima das expectativas. As mulheres submetidas à cesariana sentiram menos dor do que esperavam. Considerações Finais: importante a atuação da equipe de enfermagem, por meio da educação em saúde desde a primeira consulta do pré-natal, até a consulta puerperal nos primeiros dias pós-parto, tirando dúvidas, com vistas a diminuir as inseguranças neste processo.

Biografia do Autor

Magali Fabiani Schwarz, Centro Universitário Descomplica UniAmérica

Enfermeira pelo Centro Universitário Descomplica UniAmérica

Chris Mayara Tibes Cherman, Centro Universitário Descomplica UniAmérica

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP. Pós-Doutorado em Ensino pela UNIOESTE. Coordenadora e docente do curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário UniAmérica.

Ana Jessily Camargo Barbosa, Centro Universitário Descomplica UniAmérica

Enfermeira, bacharela e licenciada. Mestra em Ensino. Docente do curso Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário UniAmérica

Aurora Tontini de Araujo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Graduada em enfermagem, bacharel e licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade Estatual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Isabel Fernandes, Centro Universitário Descomplica UniAmérica

Ciência da Computação. Mestre em Engenharia de Software. Doutora em Engenharia da Produção. Professora da Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso do Centro Universitário Descomplica UniAmérica.

Downloads

Publicado

02-04-2024