Síndrome da Obesidade e Hipoventilação Alveolar (SOH):

Do Diagnóstico ao Tratamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v18i42.983

Resumo

A síndrome da obesidade hipoventilação alveolar (SOH) é uma consequência da obesidade, caracterizada por um comprometimento na mecânica respiratória, hipercapnia grave e hipoventilação alveolar, que pode encaixar-se na tríade composta por: obesidade, alterações gasométricas diurnas e ausência de outras anormalidades, com ocorrência frequente de apneia do sono. Atualmente os métodos terapêuticos enfatizam em normalizar a ventilação durante o sono e reduzir o peso do paciente. Essa revisão busca, por meio de levantamento bibliográfico em bases de dados, fornecer uma visão geral da síndrome da obesidade e hipoventilação alveolar, com o intuito de elucidar sobre sua definição, fisiopatologia, fenótipo, diagnóstico, terapias e prognósticos.

Biografia do Autor

Emillie Pinheiro Barros, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Graduanda em Medicina no Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Ana Júlia Morzelle, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Graduanda em Medicina no Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Gustavo Moreno Frederico, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Graduando em Medicina no Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz. Médico Veterinário formado pelo Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Israel Dalmina Emílio Amadeu, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Graduando em Medicina no Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Lídia Soares da Silva, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Graduanda em Medicina no Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Marise Vilas Boas Pescador, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Graduação em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (1995), especialização em Pediatria pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (1998), especialização em Endocrinologia Pediátrica pela Universidade Federal do Paraná (2000) e mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Paraná (2000). Título de Especialização em Endocrinologia e Metabologia conferido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Endocrinologista na rede pública e privada. Docente no Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz.

Downloads

Publicado

02-04-2024 — Atualizado em 02-04-2024

Versões