Fatores Associados à Satisfação do Corpo Médico em Hospitais

Autores

Resumo

Em um cenário altamente competitivo, onde as transformações ocorrem de forma cada vez mais dinâmica, verifica-se a necessidade da constante busca por eficiência, procurando aprimorar a qualidade dos serviços prestados pelas instituições de saúde. A gestão do corpo clínico assertiva é primordial, os médicos por sua vez passam a ser vistos como parceiros dos hospitais. Promover a sintonia entre os profissionais médicos e os demais profissionais que atuam na assistência do paciente é um dos grandes desafios da administração hospitalar. Desta forma, este estudo tem como propósito identificar quais os agentes que fomentam a satisfação dos profissionais médicos no exercício de sua profissão em hospitais. Trata-se de uma revisão bibliográfica sistemática, cujo dados foram coletados através de pesquisa bibliográfica, nas bases Scielo e ANPAD, analisados pela técnica de análise interpretativa. Os resultados da análise evidenciaram que as interações humanas, a estrutura física e os insumos disponíveis no ambiente laboral, a realização profissional, o investimento em capacitação profissional e a carga horária laboral reduzida desses profissionais, são os agentes que mais promovem a satisfação do profissional médico. Nesta perspectiva, acredita-se que este artigo possa contribuir com a melhoria contínua da Gestão do Corpo Clínico dos hospitais do país.

Biografia do Autor

Ellen Fernanda da Silva Sosa de Freitas, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

1. Administradora. Pós-graduada em Gestão Hospitalar pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu, PR.

Rosely Cândida Sobral, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu, PR. Docente do curso de Administração da Unioeste.

Downloads

Publicado

01-12-2023