Gestão do Cuidado em Enfermagem:

Acolhimento dos Clientes de Saúde na Unidade de Urgência e Emergência

Autores

  • Rafaela Fernanda Leite Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Nândri Cândida Strassburger Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) https://orcid.org/0000-0002-2301-6166

Resumo

A experiência do paciente e familiares nos atendimentos em setores de urgência, é um tema muito discutido na gestão dos grandes hospitais brasileiros, que buscam excelente qualidade no tratamento do cliente de saúde. O objetivo desse trabalho é fazer uma reflexão a partir da matriz swot sobre como o complexo hospitalar Hospital Ministro Costa Cavalcante pode melhorar a experiência desses clientes, a partir da implantação de um serviço de acolhimento familiar, desempenhado por um enfermeiro. A presente pesquisa caracterizou-se como exploratória, e em relação aos procedimentos técnicos, a pesquisa foi desenvolvida de forma bibliográfica. Os resultados indicam que a partir da reflexão feita pelos líderes dos processos do Hospital, em relação a esse serviço de acolhimento com a matriz swot, pode-se promover mudanças na satisfação do atendimento ao cliente de saúde, já que a integração do familiar no processo do cuidado oferta conforto para aquele que está com sua saúde comprometida.

Biografia do Autor

Rafaela Fernanda Leite, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Enfermeira. Especialista em Urgência e Emergência do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, Foz do Iguaçu, PR. Pós-graduada em Gestão Hospitalar pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Nândri Cândida Strassburger, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestre em Turismo (UCS). Professora do Curso de Hotelaria da Unioeste, Campus Foz do Iguaçu.

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Publicado

01-12-2023