Características de Liderança em Enfermagem:

Análise Bibliométrica

Autores

  • Maria Fernanda Brusamolin Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • José Antonio Cescon Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) https://orcid.org/0000-0002-8338-7743

Resumo

O objetivo geral desse artigo consiste em identificar através da revisão da literatura atual, as principais características de liderança de enfermagem. A amostra da análise consiste em 11 artigos publicados entre 2019 e 2023. Como metodologia escolhida para sua elaboração pautou-se em pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva. Os resultados obtidos permitiram evidenciar que a formação teórica e prática do enfermeiro lhe permite atuar em diversos campos como, por exemplo, na atenção básica e no âmbito hospitalar. Quanto as características de liderança, conclui-se que o enfermeiro que ocupa o papel de líder, além de competência para exercer o cargo e conhecimento específico, também precisa apresentar outras características pessoais que facilitam o engajamento de toda a equipe, o trabalho conjunto e a adoção contínua de estratégias que culminem no atendimento qualitativo dos pacientes que estão sobre seu cuidado, na organização correta do ambiente de trabalho e de todos os protocolos que precisam ser realizados.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Brusamolin Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Bacharel em enfermagem pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Especialização em UTI Neonatal e Pediátrica. Pós-graduação em Gestão Hospitalar pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

José Antonio Cescon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Pós doutor em Ciências Contábeis (UFU-MG). Doutor em Ciências Contábeis (UNISINOS-RS). Professor da Unioeste, Campus Foz do Iguaçu.

Downloads

Publicado

01-12-2023