Análise de Pesquisas de Clima Organizacional em Instituição de Saúde do Oeste do Paraná

Autores

Resumo

Clima organizacional pode ser entendido como a análise e o conjunto de percepções compartilhadas por colaboradores de uma organização e está diretamente relacionado com a cultura organizacional. O presente artigo tem como objetivo identificar o nível de satisfação dos funcionários de uma empresa, através da pesquisa de clima e estabelecer um ordenamento histórico das pesquisas realizadas em três momentos diferentes, (2016), (2018) e (2021), analisando ações de melhorias para os resultados que a pesquisa apontou. Para análise desses dados, foram utilizados, com autorização da organização, dados divulgados internamente das pesquisas realizadas nos períodos citados, com aplicação de questionário composto por 11 variáveis visando identificar o nível de satisfação dos colaboradores através de perguntas, sendo 48 questões sobre temas institucionais e de desenvolvimento. Com a pandemia pode ser destacado o surgimento de interações com os colegas, como dinâmicas de grupo, trabalhos em equipe, palestras motivacionais, entre outros. Conclui-se então, que a organização vem demonstrando um crescimento constante para a melhoria do clima organizacional, através dos resultados apresentados, entende-se que os colaboradores estão participando ativamente das questões de interesse de toda a organização. Desta forma, a equipe terá base para construção de estratégias eficientes para cada equipe.

Biografia do Autor

Andressa Rebelatto Spricigo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Administradora. Especialista em Gestão Hospitalar pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Foz do Iguaçu, PR.

Cecília Leão Oderich, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Administradora. Mestre e Doutora em Administração (PPGA/UFRGS). Professora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste, Campus Foz do Iguaçu, PR.

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Publicado

01-12-2023