Time de Resposta Rápida sob a Ótica da Saúde Baseada em Valor:

Revisão Integrativa

Autores

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi avaliar quais são os principais e conhecidos fatores ou componentes da estrutura de um TRR que podem influenciar em sua qualidade e performance. Para tal, utilizou-se dos mecanismos de uma revisão integrativa, buscando na base de dados PubMed artigos científicos publicados nos últimos 5 anos sobre a temática. Definiram-se critérios de inclusão, totalizando um total de 18 artigos na composição final da revisão. Entre os principais fatores encontrados, nota-se que a qualidade da formação técnica e confiança da via aferente, principalmente nos critérios de ativação, influenciam na performance desses times. Ademais, a liderança por um médico e um staff exclusivo para o TRR, bem como uma cultura de feedback educação e capacitação continuadas são capazes de influenciar significativamente os já conhecidos desfechos clínicos positivos da implantação e manutenção de um Time de Resposta Rápida intrahospitalar.

Biografia do Autor

João Fernando Batista Pereira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Médico pela Universidade Iguaçu (UNIG), Campus Nova Iguaçu, RJ. Especialista em Saúde para Preceptores no SUS. Especialista em Gestão Hospitalar pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Foz do Iguaçu, PR. Regulador Intervencionista SAMU (Foz do Iguaçu, PR). Coordenador Médico dos Blocos de Internação no Hospital Ministro Costa Cavalcanti.

Cecília Leão Oderich, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Administradora. Mestre e Doutora em Administração (PPGA/UFRGS). Professora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste, Campus Foz do Iguaçu, PR.

Downloads

Publicado

01-12-2023