Desafios da Gestão em Fisioterapia Hospitalar

Autores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar os principais desafios da gestão hospitalar em fisioterapia tendo como base a pesquisa teórica realizada em artigos científicos, livros, dissertações e publicações sobre o tema. Devido ao aumento do número de fisioterapeutas atuando em hospitais, surgiu a demanda para gestores neste setor, e assim como outras áreas da saúde, um dos principais desafios encontrados na área da fi-sioterapia é a falta de formação técnica para exercer cargos de gestão. A área hospitalar é um desafio por si só, pela complexidade do ambiente hospitalar e pela multidisciplinaridade. Sendo assim o desafio existe nos subsistemas do hospital, no setor de fisioterapia e na estrutura organizacional inteira. A atuação fisioterápica deve ocorrer de forma humanizada, não somente seguindo protocolos técnicos, essa visão mais atual deve estar focada no paciente e não somente na doença, sendo esse também um desafio dos gestores, principalmente atualmente em ambientes que temos atuação de gerações diferentes na assistência. A habilidade do gestor em perceber o outro, conhecer o seu liderado, tem influência direta no rendimento da sua equipe, além da capacidade de uma comunicação assertiva e diferenciada para cada tipo de colaborador compõe os outros desafios da gestão na fisioterapia hospitalar.

Biografia do Autor

Taissa Driessen, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Fisioterapeuta pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Pós-graduada em Gestão Hospitalar pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela UTP.

Cecília Leão Oderich, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Administradora. Mestre e Doutora em Administração (PPGA/UFRGS). Professora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste, Campus Foz do Iguaçu, PR.

Downloads

Publicado

01-12-2023