Atendimento de Fisioterapia Pré e Intraparto:

Estudo de Revisão Integrativa

Autores

Resumo

A atuação do fisioterapeuta durante o trabalho de parto ainda não é uma prática estabelecida na contemporaneidade, entretanto este profissional dispõe de recursos não farmacológicos para reduzir o desconforto durante o trabalho de parto, seu protocolo se constitui principalmente pela terapia manual e adoção de posturas verticais.  Este estudo foi delineado para analisar o serviço de fisioterapia no centro obstétrico na produção acadêmica brasileira. Esta pesquisa trata-se de um estudo bibliográfico, caracterizado como uma revisão integrativa, por meio de artigos científicos encontrados na plataforma LILACS, tendo a busca ocorrido entre os meses de novembro de 2022 e março de 2023. Todos os estudos convergem em apontar a importância da atuação do profissional de fisioterapia especializado durante a gestação e principalmente durante o trabalho de parto e parto, contudo ainda se faz necessário maior aprofundamento de evidências cientificas com maior número de análises e resultado. Através da análise de estudos, principalmente os que foram realizados no Brasil, foi possível verificar que a atuação do fisioterapeuta no trabalho de parto ainda não ser uma prática bem estabelecida mesmo este sendo um profissional suficientemente qualificado para colaborar por meio de técnicas não farmacológicas para o alívio da dor e para o relaxamento da parturiente.

Biografia do Autor

Fernanda Regina Guimarães Rosa, Universidade Estadual de Maringá

Fisioterapeuta. Pós-graduada em Gestão de Saúde Pública pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), PR.

Cecília Leão Oderich, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Administradora. Mestre e Doutora em Administração (PPGA/UFRGS). Professora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Foz do Iguaçu, PR.

Carolina Leão Oderich, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Médica Ginecologista e Obstetra. Mestre e Doutora em Ciências Médicas (PPGA/UFRGS/HCPA). Preceptora da Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia do HMCC Foz do Iguaçu, PR. Professora adjunta da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA)

Downloads

Publicado

01-12-2023