Aprendizagem Baseada em Projetos em Cursos de Graduação na Área da Saúde:

Potencialidades e Fragilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v18i42.943

Resumo

Objetivo: Identificar as evidências científicas, as potencialidades e as fragilidades no uso da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) como metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem de estudantes de graduação na área da saúde. Métodos: Revisão integrativa da literatura nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Pubmed e Lilacs. A busca foi realizada no mês de julho de 2023, utilizando os descritores controlados (DeCS/Mesh) para assegurar uma busca ampla. Resultados: A amostra final foi composta por 5 artigos, os quais descreveram as potencialidades e as fragilidades da ABPj. Como potencialidades, destacam-se as seguintes: propiciar o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e de comunicação, de pensamento crítico, de gestão de conflitos e de profissionalismo. Como fragilidades, observam-se: falta de tempo e de capacitação dos docentes para a implementação da ABPj. Considerações finais: A ABPj pode ser compreendida como uma metodologia eficaz para a formação contemporânea em cursos da área de saúde, tendo em vista que possibilita o trabalho em equipe, assim como a aquisição de competências e de habilidades fundamentais para egressos desta área.

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Publicado

02-04-2024