Aplicação de Aprendizagens por Competências na Docência Universitária

Autores

  • Blasius Silvano Debald Diretor-Geral do Instituto de Educação Talentto’s, Foz do Iguaçu, PR. https://orcid.org/0000-0001-6129-1225
  • Fátima Regina Bergonsi Debald Instituto de Educação Talentto’s, Foz do Iguaçu, PR.

Resumo

Nos últimos anos, tanto na educação básica quanto na superior, percebeu-se maior ênfase no marco regulatório para o desenvolvimento das competências. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as novas Diretrizes Curriculares dos Cursos (DCNs) sinalizam para um processo de aprendizagem ativa alicerçado nas competências. O presente estudo entrevistou docentes de instituições de ensino superior que implementaram o desenvolvimento de competências nos currículos dos cursos de graduação, com o objetivo de apresentar e analisar as dificuldades e predisposições enfrentadas neste exercício profissional. A metodologia orientou-se por apoio teórico de textos produzidos abordando a temática e que, em geral, consideram que há um longo caminho a ser percorrido até uma efetiva modificação da prática em sala de aula. De todo modo, os resultados apontam que a despeito das dificuldades docentes para iniciar o processo da aprendizagem por competências, com formação e acompanhamento, é possível atuar em novo formato de trabalho, tornando os estudantes os protagonistas.

Biografia do Autor

Blasius Silvano Debald, Diretor-Geral do Instituto de Educação Talentto’s, Foz do Iguaçu, PR.

Doutor em Educação. Professor universitário atuante na Faculdade Multiversa em Foz do Iguaçu, PR. Diretor-Geral do Instituto de Educação Talentto’s, Foz do Iguaçu, PR.

Fátima Regina Bergonsi Debald, Instituto de Educação Talentto’s, Foz do Iguaçu, PR.

Docente de cursos de Pós-graduação da Faculdade Multiversa, Foz do Iguaçu, PR. Diretora Pedagógica do Instituto de Educação Talentto’s, Foz do Iguaçu, PR.

Downloads

Publicado

28-09-2023