Aplicação de Aprendizagens por Competências na Docência Universitária
Resumo
Nos últimos anos, tanto na educação básica quanto na superior, percebeu-se maior ênfase no marco regulatório para o desenvolvimento das competências. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as novas Diretrizes Curriculares dos Cursos (DCNs) sinalizam para um processo de aprendizagem ativa alicerçado nas competências. O presente estudo entrevistou docentes de instituições de ensino superior que implementaram o desenvolvimento de competências nos currículos dos cursos de graduação, com o objetivo de apresentar e analisar as dificuldades e predisposições enfrentadas neste exercício profissional. A metodologia orientou-se por apoio teórico de textos produzidos abordando a temática e que, em geral, consideram que há um longo caminho a ser percorrido até uma efetiva modificação da prática em sala de aula. De todo modo, os resultados apontam que a despeito das dificuldades docentes para iniciar o processo da aprendizagem por competências, com formação e acompanhamento, é possível atuar em novo formato de trabalho, tornando os estudantes os protagonistas.Downloads
Publicado
28-09-2023
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.