Aplicação de Aprendizagens por Competências na Docência Universitária
Resumo
Nos últimos anos, tanto na educação básica quanto na superior, percebeu-se maior ênfase no marco regulatório para o desenvolvimento das competências. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as novas Diretrizes Curriculares dos Cursos (DCNs) sinalizam para um processo de aprendizagem ativa alicerçado nas competências. O presente estudo entrevistou docentes de instituições de ensino superior que implementaram o desenvolvimento de competências nos currículos dos cursos de graduação, com o objetivo de apresentar e analisar as dificuldades e predisposições enfrentadas neste exercício profissional. A metodologia orientou-se por apoio teórico de textos produzidos abordando a temática e que, em geral, consideram que há um longo caminho a ser percorrido até uma efetiva modificação da prática em sala de aula. De todo modo, os resultados apontam que a despeito das dificuldades docentes para iniciar o processo da aprendizagem por competências, com formação e acompanhamento, é possível atuar em novo formato de trabalho, tornando os estudantes os protagonistas.Downloads
Publicado
28-09-2023
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Pleiade
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.