Iniciação Científica e Desenvolvimento de Habilidades Investigativas:
Reflexões a partir de Experiência no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v18i42.934Resumo
Este estudo é fruto de uma pesquisa de Mestrado, na qual foram desenvolvidos encontros de iniciação científica, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio. Partimos da premissa de que o desenvolvimento de projetos de pesquisa oportuniza o desenvolvimento de habilidades e competências ligadas à investigação como prática de produção de conhecimentos. Neste contexto, o intuito deste artigo é analisar as contribuições da prática da iniciação científica para o desenvolvimento de competências e habilidades ligadas às práticas epistêmicas, isto é, ao aprender sobre ciências. A análise evidenciou que a iniciação científica oportunizou a vivência de práticas epistêmicas ligadas à produção e comunicação do conhecimento. Dentre elas, destacam-se o desenvolvimento da argumentação, da autonomia e a capacidade de tomada de decisão. Foi possível evidenciar que os estudantes aprenderam sobre a organização de um projeto de pesquisa, já que vivenciaram este processo, desde a escolha da temática, elaboração da questão problema, da justificativa, dos objetivos, passando pela fundamentação teórica, pela metodologia e finalizando com a interpretação dos resultados e conclusões. Em síntese, é possível inferir que a iniciação científica contribuiu para o desenvolvimento de diferentes habilidades ligadas carvalhà investigação como estratégia de ensino e de produção de conhecimento.Downloads
Publicado
02-04-2024
Edição
Seção
Artigos
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