Visita Domiciliar de Equipe Multiprofissional na Perspectiva de Discentes do Curso de Medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v17i39.927

Resumo

As visitas domiciliares podem ser entendidas como um valioso recurso para a assistência à saúde, visto que, possibilitam o conhecimento sobre onde o usuário do serviço reside, como é sua dinâmica familiar e social e, como estes fatores interferem no processo saúde-doença. Este estudo tem por objetivo relatar a experiência da visita domiciliar realizada por acadêmicos do curso de Medicina junto a profissionais que integram a equipe multiprofissional do Centro de Nutrição Infantil de Foz do Iguaçu. Trata-se de um estudo descrito, exploratório, com abordagem qualitativa. Foram analisados os discursos redigidos nos diários de campo de dois acadêmicos e de três profissionais que compõem a equipe multiprofissional, ou seja, duas psicólogas e uma assistente social. Para melhor disposição e análise do conteúdo das falas foram elaboradas três categorias: contexto socioeconômico e os desafios das visitas domiciliares; diálogo e amorosidade como mediadores da educação popular em saúde e, o que a visita domiciliar ensinou: uma perspectiva discente. Os encontros oportunizados pelas visitas possibilitaram uma intervenção mais próxima as reais demandas dos usuários, a inserção em diferentes cenários de ensino-aprendizagem, o entendimento sobre a organização da prática e do trabalho em equipe multiprofissional. Ressalta-se a importância dessa prática no cotidiano do serviço e a necessidade de que a temática se faça presente nos espaços de formação, visando o estabelecimento de vínculo e compromisso dos profissionais na resolutividade dos problemas dos usuários de forma integral e humanizada.

Biografia do Autor

Veronica Almada Benitez, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Médica pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Ludmila Mourão Xavier Gomes, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutora em Ciências da Saúde. Professora no curso de medicina da UNILA; Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN).

Monica Augusta Mombelli, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutora em Ciências. Professora no curso de medicina da UNILA; Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN).

Thiago Luís Barbosa de Andrade, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutor em Ciências da Saúde. Professor no curso de medicina da UNILA; Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN).

Downloads

Publicado

05-07-2023