Visita Domiciliar de Equipe Multiprofissional na Perspectiva de Discentes do Curso de Medicina
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v17i39.927Resumo
As visitas domiciliares podem ser entendidas como um valioso recurso para a assistência à saúde, visto que, possibilitam o conhecimento sobre onde o usuário do serviço reside, como é sua dinâmica familiar e social e, como estes fatores interferem no processo saúde-doença. Este estudo tem por objetivo relatar a experiência da visita domiciliar realizada por acadêmicos do curso de Medicina junto a profissionais que integram a equipe multiprofissional do Centro de Nutrição Infantil de Foz do Iguaçu. Trata-se de um estudo descrito, exploratório, com abordagem qualitativa. Foram analisados os discursos redigidos nos diários de campo de dois acadêmicos e de três profissionais que compõem a equipe multiprofissional, ou seja, duas psicólogas e uma assistente social. Para melhor disposição e análise do conteúdo das falas foram elaboradas três categorias: contexto socioeconômico e os desafios das visitas domiciliares; diálogo e amorosidade como mediadores da educação popular em saúde e, o que a visita domiciliar ensinou: uma perspectiva discente. Os encontros oportunizados pelas visitas possibilitaram uma intervenção mais próxima as reais demandas dos usuários, a inserção em diferentes cenários de ensino-aprendizagem, o entendimento sobre a organização da prática e do trabalho em equipe multiprofissional. Ressalta-se a importância dessa prática no cotidiano do serviço e a necessidade de que a temática se faça presente nos espaços de formação, visando o estabelecimento de vínculo e compromisso dos profissionais na resolutividade dos problemas dos usuários de forma integral e humanizada.Downloads
Publicado
05-07-2023
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.