Estratégias de Coexistência:

Compreendendo e Gerenciando Quatis-de-Cauda-Anelada (Nasua nasua) em Ambiente Residencial de Foz do Iguaçu, PR

Autores

  • Danielli Avila Piana Uniamérica
  • Gabriela Possato Moreira Uniamérica
  • Maria Gabriela Portilho Schulz Uniamérica
  • Marjuri Caroline Funez Faccio Uniamérica
  • Adriane Cristina Guerino Uniamérica

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v17i39.920

Resumo

O artigo aborda a presença e o comportamento dos quatis-de-cauda-anelada (Nasua nasua) em uma área urbana na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. Os quatis são carnívoros gregários, encontrados em bandos com mais de 30 indivíduos, principalmente fêmeas e filhotes, vivendo sob um sistema matriarcal. Os machos são solitários fora da época de reprodução. A pesquisa foi realizada por meio de questionários aplicados aos moradores da área e aos militares do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado. Também foi feita uma busca ativa por evidências da presença dos quatis, como fezes, troncos arranhados e pegadas. Além disso, foram implementadas medidas de enriquecimento ambiental, como comedouros e embalagens com pedras, para incentivar os quatis a permanecerem na mata e reduzir conflitos com a comunidade. Os resultados mostraram que os quatis frequentavam as áreas residenciais em busca de alimentos inadequados e que as medidas de manejo contribuíram para direcionar seu comportamento. O estudo destaca a importância da coexistência harmoniosa entre os quatis e os humanos, por meio da educação ambiental e estratégias de manejo.

Biografia do Autor

Danielli Avila Piana, Uniamérica

Bióloga licenciada pelo Centro Universitário União das Américas (2021). Atualmente é professora da rede particular de Foz do Iguaçu – PR.

Gabriela Possato Moreira, Uniamérica

Bióloga formada pelo Centro Universitário União das Américas (2021) e Especialista em Bem-estar de animais silvestres e exóticos (2023). Atualmente é Assistente de Educação Ambiental no Parque Das Aves, Foz do Iguaçu - PR desde 2020.

Maria Gabriela Portilho Schulz, Uniamérica

Bióloga licenciada pelo Centro Universitário União das Américas (2021), Especialista em Análises Clínicas e Toxicológicas (2023), e Especialista em Microbiologia Avançada (2023). Atualmente é professora de rede estadual de educação do Paraná, atuando em Foz do Iguaçu – PR.

Marjuri Caroline Funez Faccio, Uniamérica

Bióloga formada pelo Centro Universitário União das Américas (2021). Atualmente é Assistente de Educação Ambiental no Parque das Aves, Foz do Iguaçu – PR desde 2021.

Adriane Cristina Guerino, Uniamérica

Adriane Cristina Guerino, Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (1996), mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutora em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Especialista em Gestão da Aprendizagem (2016), Especialista em Metodologias Ativas (2018) e Especialista em Educação Híbrida (2020), pelo Centro Universitário União das Américas - UNIAMÉRICA. Atua na docência há 21 anos. Professora da Graduação e Pós-graduação do Centro Universitário União das Américas - UNIAMÉRICA. Atualmente é coordenadora do curso de Ciências Biológicas também desta instituição e avaliadora do INEP.

Downloads

Publicado

05-07-2023