Concepções de Linguagem, Gêneros e Práticas Discursivas:
O Ensino da Língua Portuguesa dos Anos Iniciais nos Documentos Educacionais
Resumo
A educação tem passado por transformações intensas nas últimas décadas, sobretudo no que diz respeito à elaboração dos documentos normativos que regulamentam o ensino na educação básica. Este artigo analisa como os gêneros discursivos e as práticas discursivas – oralidade, leitura/escuta, produção (escrita e multissemiótica) e análise linguística/semiótica – são apresentados nesses documentos em níveis federal, estadual e regional. O estudo foca especificamente o Componente Curricular de Língua Portuguesa para o ensino fundamental I, sobretudo os 4º e 5º anos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento parametrizador dos objetivos de aprendizagem e orienta a educação em âmbito nacional. Já o Referencial Curricular do Paraná (RCP) orienta as escolas na elaboração das propostas pedagógicas, de modo que assegurem os direitos e objetivos a todos os estudantes paranaenses. Em nível regional, a Proposta Pedagógica Curricular (PPC) atende às necessidades pedagógicas dos municípios. Para a pesquisa, realizou-se revisão bibliográfica, evidenciando que os gêneros discursivos são tomados como objeto de ensino de Língua Portuguesa para o trabalho com as práticas discursivas. O estudo confirmou a importância de que os professores compreendam e analisem os fundamentos teóricos que sustentam esses documentos, especialmente em relação à Proposta Pedagógica Curricular (PPC). É a partir da compreensão desses pressupostos teóricos – e sua análise crítica – que os professores podem refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa, a fim de que avaliem caminhos mais efetivos, coerentes e emancipatórios de construção de conhecimento.Downloads
Publicado
28-09-2023
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Pleiade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.