Concepções de Linguagem, Gêneros e Práticas Discursivas:

O Ensino da Língua Portuguesa dos Anos Iniciais nos Documentos Educacionais

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Resumo

A educação tem passado por transformações intensas nas últimas décadas, sobretudo no que diz respeito à elaboração dos documentos normativos que regulamentam o ensino na educação básica. Este artigo analisa como os gêneros discursivos e as práticas discursivas – oralidade, leitura/escuta, produção (escrita e multissemiótica) e análise linguística/semiótica – são apresentados nesses documentos em níveis federal, estadual e regional. O estudo foca especificamente o Componente Curricular de Língua Portuguesa para o ensino fundamental I, sobretudo os 4º e 5º anos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento parametrizador dos objetivos de aprendizagem e orienta a educação em âmbito nacional. Já o Referencial Curricular do Paraná (RCP) orienta as escolas na elaboração das propostas pedagógicas, de modo que assegurem os direitos e objetivos a todos os estudantes paranaenses. Em nível regional, a Proposta Pedagógica Curricular (PPC) atende às necessidades pedagógicas dos municípios. Para a pesquisa, realizou-se revisão bibliográfica, evidenciando que os gêneros discursivos são tomados como objeto de ensino de Língua Portuguesa para o trabalho com as práticas discursivas. O estudo confirmou a importância de que os professores compreendam e analisem os fundamentos teóricos que sustentam esses documentos, especialmente em relação à Proposta Pedagógica Curricular (PPC). É a partir da compreensão desses pressupostos teóricos – e sua análise crítica – que os professores podem refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa, a fim de que avaliem caminhos mais efetivos, coerentes e emancipatórios de construção de conhecimento.

Biografia do Autor

Mariangela Garcia Lunardelii Garcia Lunardelli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mariangela Garcia Lunardelli é Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Pela mesma universidade, é Mestre em Letras e graduada em Letras Português-Francês. É professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná ? Unioeste, câmpus de Foz do Iguaçu, atuando na graduação ? no Curso de Letras, em disciplinas de formação do professor de Língua Portuguesa; e na pós-graduação ? no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn). Atualmente, é vice-líder do Grupo de Pesquisa ALEF ? Análise Linguística, Ensino e Formação (Capes/CNPq). Desenvolve atividades de formação continuada nas redes públicas municipal e estadual. Suas pesquisas investigam (sendo também temas para orientação): os estudos dialógicos da linguagem e o ensino de língua portuguesa; os gêneros discursivos no contexto escolar; a análise linguística de base dialógica; a formação inicial e/ou a formação contínua do professor de Português; os documentos educacionais referentes ao componente de língua/ linguagem; e o ensino de línguas no contexto de pluri/multilinguismo. Segue, sobretudo, a perspectiva de base filosófico-linguística do Círculo de Bakhtin e a perspectiva didático-metodológica da Pedagogia Histórico-crítica.

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Publicado

28-09-2023