A Discussão sobre Gênero, Raça e Classe nos Cursos de Formação Docente em Nível Médio na Modalidade Normal do Estado do Paraná a Partir do Novo Ensino Médio
Resumo
Analisa a discussão sobre mulher, raça e classe nas propostas curriculares para cursos de formação docente em nível médio do Estado do Paraná, comparando dois documentos: 1) Orientações curriculares para o curso de formação de docentes da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em nível médio, na modalidade normal. (SEED/PR, 2014); 2) Proposta Pedagógica Curricular curso: Formação de docentes da educação infantil e dos anos iniciais, na modalidade normal, em nível médio. (SEED/PR, 2022). Questiona, a partir da perspectiva de Angela Davis, se as discussões sobre a cultura e a história do povo africano e afrodescendente, nestas propostas curriculares, estabelecem relações entre classe, racismo e opressão da mulher negra. Observa se houve alterações na proposta curricular de 2022, devido às mudanças ocorridas a partir do Novo Ensino Médio, implantado pela Lei 13.415/2017. Conclui que a proposta de 2022 traz mais componentes curriculares relativos à discussão do racismo e do gênero do que a de 2014, porém, de modo compartimentado, sem estabelecimento de relações entre gênero, raça e classe. A perspectiva compartimentalizada e individualista é comum a ambas as propostas.Downloads
Publicado
28-09-2023
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Artigos
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