Ecodigital:

Modelo de Análise para a Educação Socioambiental na Conectividade Verde

Autores

Resumo

Atualmente, as discussões sobre assuntos socioambientais, ascendência popular da internet em massa e usos de metodologias tecnológicas ambientais pelas empresas têm sido expressivas. Esta realidade vem mostrando que uma boa divulgação dos produtos não é apenas fazer marketing, e sim elaborar conteúdo de atração. Sob esta conjuntura, notamos que o formato comportamental da nossa sociedade mudou, dando origem a transição da sociedade disciplinar para a sociedade de controle, no qual as informações são tratadas mais como mecanismo de modulação algorítma do que manipulação midiática. O ambiente virtual fixa-se como um dispositivo que fortalece ou enfraquece identidades, e os usuários se utilizam de qualquer artefato cultural para redefinir sua posição na sociedade ou variação na estrutura social. Logo, este artigo procura adotar a noção de Educação Socioambiental no contexto da Gestão Ambiental e analisar sua relação com a mídia. Para a realização da pesquisa, adaptamos o modelo de análise Ecossistema Comunicativo para debater a conscientização coletiva incentivada na mídia digital. O modelo e suas aplicações na Gestão Ambiental digital fundamentam a necessidade de verificação do uso da relação Educação-Internet e da veiculação da fake news ambiental na mídia digital. Assim, defendemos que a responsabilidade socioambiental sustenta a ideia da Responsabilidade Digital como modo regulador da disseminação do conhecimento ambiental empresarial.

Biografia do Autor

Terezinha Lindino, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE / Campus Toledo)

Pós-doutorado em Gestão e Educação Ambiental, realizado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Campus Tupã), no Grupo de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (PGEA). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP / Campus Marília). Mestre em Engenharia da Produção, Área Gestão da Qualidade, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar / Campus São Carlos). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/ Campus São Carlos). Professora Associada B na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE / Campus Marechal Cândido Rondon). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Ciências Ambientais (UNIOESTE / Campus Toledo). Vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciências Ambientais (GEPECIA). Vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisas sobre a Primeira Infância (GEPEPI). Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (PGEA).

Angélica Gois Morales, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Livre-Docente em Gestão e Educação Ambiental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, Campus Tupã). Pós-Doutorado na Universidade Nacional de Córdoba (UNC, Córdoba / Argentina). Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em Ciências Biológicas pela UNESP (Campus Assis). Professora associada da UNESP, do Campus de Tupã, SP. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento – Nível Mestrado e Doutorado (UNESP, Tupã). Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (PGEA). Membro do grupo de Pesquisa em Democracia e Gestão Social (GEDGS). Coordenadora da Sala Verde Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista (REAP)

Downloads

Publicado

22-03-2023