A Educação Ambiental na Perspectiva do Direito para uma Ecologia Integral

Autores

Resumo

O presente artigo visa trazer à luz uma discussão bastante pontual na educação ambiental, sendo esta, o papel que o profissional do direito ou jurista possui e sua missão de trabalhar em prol de uma Educação Ambiental para atingir uma ecologia integral no atual contexto mundial. Ele não tem a pretensão de esgotar este assunto e sim ser um aporte simples para um pensar dentro de uma dinâmica global de conhecimento. Para tratar sobre este assunto, será recorrido ao arcabouço legislativo e uma decisão judicial (julgado-jurisprudência), que busca mostrar na prática como o jurista pretende implementar práticas e conhecimento que auxiliem na reflexão de uma Educação Ambiental que conduza a construção integral da sociedade num contexto de meio ambiente saudável e sustentável.

Biografia do Autor

Leonel Walter Quintero Bacelo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE / Campus Toledo)

Graduado em Direito, pela Faculdade de Direito de Santa Maria. Especialista em Direito Processual Civil pela Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes (LFG). Mestrando no Programa de Mestrado em Ciências Ambientais, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE / Campus Toledo)

Terezinha Lindino, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE / Campus Toledo)

Pós-doutorado em Gestão e Educação Ambiental, realizado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP / Campus Tupã), no Grupo de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (PGEA). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP / Campus Marília). Mestre em Engenharia da Produção, Área Gestão da Qualidade, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar / Campus São Carlos). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar / Campus São Carlos). Professora Associada B na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE / Campus Marechal Cândido Rondon). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Ciências Ambientais (UNIOESTE / Campus Toledo). Vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciências Ambientais (GEPECIA). Vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisas sobre a Primeira Infância (GEPEPI). Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (PGEA)

Downloads

Publicado

22-03-2023