Educação Ambiental e Ensino da Arte no Contexto Escolar

Autores

Resumo

O presente artigo propõe apontar as possíveis relações entre a Educação Ambiental e o ensino da Arte na educação básica. Também, problematizar as práticas artísticas desenvolvidas no contexto escolar e como elas impactam negativa ou positivamente no meio ambiente. Procura responder se o ensino da Arte, por meio de seu aparato teórico (conteúdos) e prático (vivência artística), pode contribuir para a Educação Ambiental dos alunos. Para tanto, utilizou-se autores como Leff (2005), Layrargues (2002, 2014), Lindino (2020), dentre outros, pesquisou-se a legislação ambiental brasileira e documentos curriculares orientadores da prática docente no Estado do Paraná sobre o ensino da Arte e sua função. Por fim, selecionamos historiadores-pesquisadores que tratam os movimentos artísticos e a produção contemporânea voltadas para as questões ambientais. Assim, o ensino da Arte pode contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes, pois, não só o artista contribui para a Educação Ambiental, mas o professor de Arte tem grande potencial para atuar como educador ambiental no contexto escolar ou na sociedade. Mas, é preciso reconhecer seu próprio potencial e responsabilidade.

Biografia do Autor

Andrea Pessutti Rampini Nagai, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestranda em Ciências Ambientais da Universidade Oeste do Paraná, Campus Toledo. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciências Ambientais (GEPECIA).

Terezinha Lindino, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE / Campus Toledo)

Pós-doutorado em Gestão e Educação Ambiental, realizado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP / Campus Tupã), no Grupo de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (PGEA). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP / Campus Marília). Mestre em Engenharia da Produção, Área Gestão da Qualidade, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar / Campus São Carlos). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/ Campus São Carlos). Professora Associada B na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE / Campus Marechal Cândido Rondon). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Ciências Ambientais (UNIOESTE / Campus Toledo). Vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciências Ambientais (GEPECIA). Vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisas sobre a Primeira Infância (GEPEPI). Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (PGEA).

Downloads

Publicado

22-03-2023