Educação Ambiental e Ambientalização Curricular:

Uma Discussão Necessária

Autores

Resumo

A Educação Ambiental pode ser caracterizada como um processo educador pautado em valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltados à conservação e cuidado com o meio ambiente, em especial quando tratamos de crise ou emergência climática. Essa definição traz a necessidade de sua operacionalização em todos os níveis e setores da sociedade em um projeto de transformação cultural, que tensiona a necessária contribuição da Educação Formal no contexto. Neste sentido, objetivou-se por meio deste ensaio apresentar a Educação Ambiental no contexto educacional, refletir sobre as práticas de ensino que são desenvolvidas no âmbito escolar e apresentar práticas ambientais pautadas na alfabetização ecológica e na ambientalização curricular que podem promover a formação de um indivíduo comprometido com a realidade socioambiental e com vida.

Biografia do Autor

Marciani Teresinha Petry Backes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE / Campus Toledo)

Mestranda em Ciências Ambientais da Universidade Oeste do Paraná, Campus Toledo. Especialista em Metodologia do Ensino das Séries Iniciais pela (Isepe-Rondon). Pedagoga pela Universidade Paranaense (UNIPAR). Psicopedagoga (UCP). Professora Municipal na Prefeitura de Toledo, PR. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciências Ambientais (GEPECIA).

Terezinha Lindino, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE / Campus Toledo)

Pós-doutorado em Gestão e Educação Ambiental, realizado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Campus Tupã), no Grupo de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (PGEA). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Campus Marília). Mestre em Engenharia da Produção, Área Gestão da Qualidade, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/Campus São Carlos). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/Campus São Carlos). Professora Associada B na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Campus Marechal Cândido Rondon). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Ciências Ambientais (UNIOESTE/Campus Toledo). Vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciências Ambientais (GEPECIA). Vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisas sobre a Primeira Infância (GEPEPI). Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (PGEA).

Downloads

Publicado

22-03-2023