TICs e prática pedagógica universitária

Autores

  • Fátima Regina Bergonsi Debald Universidad Internacional Tres Fronteras, PY / Faculdade União das Américas

Palavras-chave:

Tecnologias, comunicação, educação, informação, professor

Resumo

As TICs em Educação são recur­sos/ferramentas imprescindíveis na vida do professor universitário, desde que sejam exploradas de forma criativa e interativa, tornando o acadêmico construtor do seu conhecimento. Desta forma, o professor passa a ser o mediador, o facilitador, o orientador do conheci­mento acadêmico universitário. O professor necessita modificar sua prática pedagógica, bem como, o para­digma em que se apoiava até o momento para ousar e aventurar-se nas TICs. Os recursos tecnológicos podem ser explorados em três categorias, sendo a oral, a escrita e a digital. A sala de aula não é um espaço de competição, mas sim um lugar de construção do conhecimento em que o professor e aluno são atores, em que todos são ativos e responsáveis. A universidade além de ser uma instância de produção de conhecimento, da cultura e de tecnologia, é também a instituição onde se formam pessoas, cidadãos e profissionais e as TICs são ferra­mentas de apoio no processo formativo.

Biografia do Autor

Fátima Regina Bergonsi Debald, Universidad Internacional Tres Fronteras, PY / Faculdade União das Américas

Especialista em TICs pela PUC/RS, Mestranda em Educação na Universidad Internacional Tres Fronteras, PY. Coordenadora do Curso Normal Superior da Faculdade União das Américas – UNIAMÉRICA.

Downloads

Edição

Seção

Artigos