Estudo Comparativo do Nível de Estresse em Crianças Praticantes de Futsal

Autores

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi caracterizar o estresse de crianças de 08 a 10 anos praticantes de futsal de duas escolas particulares de futsal e comparar o nível de estresse nas crianças que praticam o futsal como forma de competição e crianças que participam somente do treinamento sem competição. Foram avaliadas 49 crianças pela Escala de Estresse Infantil. Os resultados mostraram que 20,41% das crianças avaliadas apresentaram sintomas de estresse enquanto 79,59% não apresentaram sintomas de estresse. Das crianças que apresentaram sintomas de estresse, 50% são alunos de competição e 50% são alunos que somente treinam. De acordo com os resultados verifica-se que não há diferença no que diz respeito ao estresse entre crianças participantes de competição e não participantes. A fim de ocasionar a redução do estresse infantil faz-se necessária a realização de outras pesquisas, buscando maior conhecimento sobre estresse infantil no esporte em diferentes populações e situações.

Biografia do Autor

Douglas da Luz Nunes, Centro Universitário UniAmérica Descomplica

Profissional de Educação Física. Especialista em Fisiologia do Exercício e Avaliação Física. Coordenador e Docente do Curso de Educação Física da Uniamérica.

Gustavo Chaves Brandão, Centro Universitário UniAmérica Descomplica

Profissional de Educação Física. Mestre em Engenharia Biomédica. Coordenador do Curso de Educação Física da UNIVEL Presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF9).

Downloads

Publicado

24-10-2022