A Precarização do Trabalho Docente Intensificada no Contexto Pandêmico:
Relato de Experiência
Resumo
O presente artigo consiste em um relato de experiência baseado na atuação docente durante o ensino remoto, bem como nas leituras, reflexões e discussões fomentadas na disciplina de Práticas de Ensino e Qualificação Docente, do Mestrado em Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, acerca da intensificação da precarização do trabalho docente com a pandemia, em especial na rede pública estadual de ensino do Paraná. Com o objetivo de compartilhar e promover novas reflexões sobre a temática, será apresentado ao longo deste trabalho como o contexto pandêmico foi utilizado para justificar reformas trabalhistas, para mercantilizar a educação e implantar a ótica empresarial na gestão das escolas públicas. Os apontamentos realizados contemplam também a sobrecarga de trabalho dos professores, a exclusão digital dos alunos e a falta de recursos adequados nas escolas, fatores que contribuíram para a desvalorização da educação pública.Downloads
Publicado
24-10-2022
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.