A Precarização do Trabalho Docente Intensificada no Contexto Pandêmico:

Relato de Experiência

Autores

  • Cristiane Alves Viana Pedagoga da rede pública estadual de ensino do Paraná e professora do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino de Foz do Iguaçu/PR. http://orcid.org/0000-0003-0155-7997
  • Maridelma Laperuta Martins Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp-CAr. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da UNIOESTE. http://orcid.org/0000-0001-5653-7868

Resumo

O presente artigo consiste em um relato de experiência baseado na atuação docente durante o ensino remoto, bem como nas leituras, reflexões e discussões fomentadas na disciplina de Práticas de Ensino e Qualificação Docente, do Mestrado em Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, acerca da intensificação da precarização do trabalho docente com a pandemia, em especial na rede pública estadual de ensino do Paraná. Com o objetivo de compartilhar e promover novas reflexões sobre a temática, será apresentado ao longo deste trabalho como o contexto pandêmico foi utilizado para justificar reformas trabalhistas, para mercantilizar a educação e implantar a ótica empresarial na gestão das escolas públicas. Os apontamentos realizados contemplam também a sobrecarga de trabalho dos professores, a exclusão digital dos alunos e a falta de recursos adequados nas escolas, fatores que contribuíram para a desvalorização da educação pública.

Biografia do Autor

Cristiane Alves Viana, Pedagoga da rede pública estadual de ensino do Paraná e professora do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino de Foz do Iguaçu/PR.

Pedagoga da rede pública estadual de ensino do Paraná e professora do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino de Foz do Iguaçu/PR.

Maridelma Laperuta Martins, Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp-CAr. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da UNIOESTE.

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp-CAr. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da UNIOESTE.

Downloads

Publicado

24-10-2022