A Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o Processo de Ensino e Aprendizagem:
A Contribuição das Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas
Resumo
O artigo intenta pensar em educação e conhecer a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, com seu principal objetivo de balizar a qualidade educacional no Brasil. A pesquisa é de cunho qualitativo, bibliográfica, descrevendo a partir do conceito expresso na BNCC, da aplicação e desenvolvimento das metodologias ativas adotadas na práxis educacional independente dos modelos educacionais que podem ser: presencial, semipresencial, híbrido, remoto, educação a distância - EaD e domiciliar. A BNCC, no capítulo das competências gerais da Educação Básica, no item cinco, descreve as tecnologias digitais. Esse movimento sugere uma crença de que estas propostas capacitam o humano para uso, produção e consumo de informação. Na verdade, os conteúdos digitais estão disponíveis na rede ao toque de nossos dedos, contudo nem sempre são conteúdos formativos que foram pensados a partir de um planejamento, uma intencionalidade pedagógica e metodologias ativas de acordo com o modelo educacional pretendido.Downloads
Publicado
24-10-2022
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Pleiade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.