A Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o Processo de Ensino e Aprendizagem:

A Contribuição das Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas

Autores

  • Patricia Maria Bonato Pesquisadora na área de Inovação e Educação a distância / Metodologias Ativas na Educação. Participante no Grupo de pesquisa: Formação de Professores e Educação a Distância UNICENTRO. https://orcid.org/0000-0003-2396-2870
  • Marisa Schneckenberg Doutora em Educação. Professora do Curso de Pedagogia e Coordenadora de Tutoria do Curso de Pedagogia Ead / UNICENTRO e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE / UNICENTRO-PR). https://orcid.org/0000-0003-1236-8147

Resumo

O artigo intenta pensar em educação e conhecer a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, com seu principal objetivo de balizar a qualidade educacional no Brasil. A pesquisa é de cunho qualitativo, bibliográfica, descrevendo a partir do conceito expresso na BNCC, da aplicação e desenvolvimento das metodologias ativas adotadas na práxis educacional independente dos modelos educacionais que podem ser: presencial, semipresencial, híbrido, remoto, educação a distância - EaD e domiciliar. A BNCC, no capítulo das competências gerais da Educação Básica, no item cinco, descreve as tecnologias digitais. Esse movimento sugere uma crença de que estas propostas capacitam o humano para uso, produção e consumo de informação. Na verdade, os conteúdos digitais estão disponíveis na rede ao toque de nossos dedos, contudo nem sempre são conteúdos formativos que foram pensados a partir de um planejamento, uma intencionalidade pedagógica e metodologias ativas de acordo com o modelo educacional pretendido.

Biografia do Autor

Patricia Maria Bonato, Pesquisadora na área de Inovação e Educação a distância / Metodologias Ativas na Educação. Participante no Grupo de pesquisa: Formação de Professores e Educação a Distância UNICENTRO.

Graduação em Ciências Econômicas pelo UNICENTRO. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE / UNICENTRO. Técnica no Núcleo de Educação a Distância NEAD/UNICENTRO. Pesquisadora na área de Inovação e Educação a distância / Metodologias Ativas na Educação. Participante no Grupo de pesquisa: Formação de Professores e Educação a Distância UNICENTRO.

Marisa Schneckenberg, Doutora em Educação. Professora do Curso de Pedagogia e Coordenadora de Tutoria do Curso de Pedagogia Ead / UNICENTRO e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE / UNICENTRO-PR).

Doutora em Educação. Professora do Curso de Pedagogia e Coordenadora de Tutoria do Curso de Pedagogia Ead / UNICENTRO e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE / UNICENTRO-PR).

Downloads

Publicado

24-10-2022