A Percepção de Docentes sobre a Presença de Indígenas no Ensino Fundamental em Escolas Municipais de Foz do Iguaçu

Autores

  • Tamara Cardoso André Pedagoga. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). https://orcid.org/0000-0002-0700-1896
  • Nayara do Nascimento Pedagoga. Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteira. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu. https://orcid.org/0000-0002-9751-1063

Resumo

Objetivo: Por meio de questionário, investiga a percepção de docentes acerca da presença de estudantes indígenas nas escolas municipais de anos iniciais do ensino fundamental em Foz do Iguaçu. Método: Aplica questionário a docentes das 51 escolas do município, tendo como foco a presença ou não de estudantes indígenas nas escolas. Conclui que em 25 escolas há docentes que afirmam haver a presença de estudantes indígenas nas salas de aula. Apresenta as diferenças entre educação intercultural e escola indígena. Resultados: Os resultados apontam para indícios da presença de estudantes indígenas em escolas em Foz do Iguaçu, o que justifica formação docente para a educação intercultural indígena.

Biografia do Autor

Tamara Cardoso André, Pedagoga. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Pedagoga. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Nayara do Nascimento, Pedagoga. Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteira. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu.

Pedagoga. Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteira. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu.

Downloads

Publicado

24-10-2022