A Avaliação em um Curso de Pedagogia a Distância:
Relato de Experiência
Resumo
Este estudo discute a avaliação na graduação em Pedagogia de cursos a distância. O objetivo central está em analisar criticamente as lacunas existentes no sistema de avaliação, principalmente no que tange à sua estruturação, encaminhamentos e propósitos de formação, bem como identificar possíveis potenciais da avaliação enquanto ferramenta diagnóstica para metodologias ativas de aprendizagem. À vista disso, alinhavamos breves considerações sobre a Educação a Distância no Brasil e os cursos de formação de professores, e as leis e regulamentações para o sistema de avaliação dessa modalidade. Para tanto utilizamos análise de conteúdo e revisão bibliográfica a partir de reflexões sobre documentos, leis e estudos de autores como Belloni (2009), Cortelazzo (2010), Fernandes (2011), Mattar (2012), e Polak (2009). Por fim, fazemos relatos sobre a avaliação presencial de um curso de Pedagogia EaD a partir das experiências e vivências propiciadas mediante inserção nesse ambiente. Como resultado, podemos apontar que o formato avaliativo utilizado no curso de Pedagogia EaD, foco desta análise, tem no discurso todos os elementos indicados para uma avaliação diagnostica e formativa, mas que na prática é um modelo reducionista focado na lógica do mercado, reproduzindo os tipos de avaliação tradicional, classificatório e meritocrático.Downloads
Publicado
24-10-2022
Edição
Seção
Artigos
Licença
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