A Avaliação em um Curso de Pedagogia a Distância:
Relato de Experiência
Resumo
Este estudo discute a avaliação na graduação em Pedagogia de cursos a distância. O objetivo central está em analisar criticamente as lacunas existentes no sistema de avaliação, principalmente no que tange à sua estruturação, encaminhamentos e propósitos de formação, bem como identificar possíveis potenciais da avaliação enquanto ferramenta diagnóstica para metodologias ativas de aprendizagem. À vista disso, alinhavamos breves considerações sobre a Educação a Distância no Brasil e os cursos de formação de professores, e as leis e regulamentações para o sistema de avaliação dessa modalidade. Para tanto utilizamos análise de conteúdo e revisão bibliográfica a partir de reflexões sobre documentos, leis e estudos de autores como Belloni (2009), Cortelazzo (2010), Fernandes (2011), Mattar (2012), e Polak (2009). Por fim, fazemos relatos sobre a avaliação presencial de um curso de Pedagogia EaD a partir das experiências e vivências propiciadas mediante inserção nesse ambiente. Como resultado, podemos apontar que o formato avaliativo utilizado no curso de Pedagogia EaD, foco desta análise, tem no discurso todos os elementos indicados para uma avaliação diagnostica e formativa, mas que na prática é um modelo reducionista focado na lógica do mercado, reproduzindo os tipos de avaliação tradicional, classificatório e meritocrático.Downloads
Publicado
24-10-2022
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.