A Avaliação em um Curso de Pedagogia a Distância:

Relato de Experiência

Autores

  • Patrícia Cruz de Araújo Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). https://orcid.org/0000-0003-1687-811X
  • Valdecir Soligo Doutor e Mestre em Educação. Professor de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Interdisciplinar Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). https://orcid.org/0000-0003-2618-009X

Resumo

Este estudo discute a avaliação na graduação em Pedagogia de cursos a distância. O objetivo central está em analisar criticamente as lacunas existentes no sistema de avaliação, principalmente no que tange à sua estruturação, encaminhamentos e propósitos de formação, bem como identificar possíveis potenciais da avaliação enquanto ferramenta diagnóstica para metodologias ativas de aprendizagem. À vista disso, alinhavamos breves considerações sobre a Educação a Distância no Brasil e os cursos de formação de professores, e as leis e regulamentações para o sistema de avaliação dessa modalidade. Para tanto utilizamos análise de conteúdo e revisão bibliográfica a partir de reflexões sobre documentos, leis e estudos de autores como Belloni (2009), Cortelazzo (2010), Fernandes (2011), Mattar (2012), e Polak (2009). Por fim, fazemos relatos sobre a avaliação presencial de um curso de Pedagogia EaD a partir das experiências e vivências propiciadas mediante inserção nesse ambiente. Como resultado, podemos apontar que o formato avaliativo utilizado no curso de Pedagogia EaD, foco desta análise, tem no discurso todos os elementos indicados para uma avaliação diagnostica e formativa, mas que na prática é um modelo reducionista focado na lógica do mercado, reproduzindo os tipos de avaliação tradicional, classificatório e meritocrático.

Biografia do Autor

Patrícia Cruz de Araújo, Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Valdecir Soligo, Doutor e Mestre em Educação. Professor de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Interdisciplinar Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Doutor e Mestre em Educação. Professor de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Interdisciplinar Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Downloads

Publicado

24-10-2022