Avaliação Inovadora para Processos Transformadores de Aprendizagem

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Resumo

Contexto: A avaliação é uma temática que suscita debates de diferentes ordens, associada, diretamente, ao ato de aprender. Avaliar o processo, etapas e competências tornaram-se a essência do ato de avaliar na terceira década do século XXI. Romper com a reprodução e a memorização de conteúdo, que quantificam a aprendizagem, mediante aplicação de provas e atribuição de notas já não faz parte do processo de avaliação a partir de uma perspectiva inovadora. Em que consiste a avaliação inovadora? Existe necessidade de contemplar etapas para uma aprendizagem significativa? Objetivo: Em um ambiente inovador de aprendizagem buscou-se analisar o ato avaliativo como processo contínuo e propor avaliação inovadora para processos transformadores de aprendizagem. Método: A partir do acompanhamento de docentes de cursos de graduação em um Centro Universitário localizado no Oeste do Paraná, o estudo utilizou quatro pilares da avaliação que serviram como orientadores: a) concepção de avaliação; b) instrumento aplicado; c) critérios utilizados e d) formato do feedback. Resultados: A avaliação inovadora considera o fazer profissional como essência para uma aprendizagem significativa. Constitui o momento em que o estudante aplica os conhecimentos realizados no estudo prévio, em situações reais ou simuladas do cotidiano da profissão, desenvolvendo competências (conhecimentos, habilidades e atitudes). A avaliação inovadora deve verificar se a competência foi ou não desenvolvida e se o estudante em formação está apto a executá-la no mundo do trabalho.

Biografia do Autor

Blasius Silvano Debald, Professor Doutor em Educação atuante no Centro Universitário UniAmérica Descomplica.

Doutor em Educação. Professor universitário atuante no Centro Universitário UniAmérica Descomplica, Faculdade Multiversa e Instituto de Educação Talentto’s. Diretor e consultor educacional.

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Publicado

24-10-2022