Avaliação Inovadora para Processos Transformadores de Aprendizagem
Resumo
Contexto: A avaliação é uma temática que suscita debates de diferentes ordens, associada, diretamente, ao ato de aprender. Avaliar o processo, etapas e competências tornaram-se a essência do ato de avaliar na terceira década do século XXI. Romper com a reprodução e a memorização de conteúdo, que quantificam a aprendizagem, mediante aplicação de provas e atribuição de notas já não faz parte do processo de avaliação a partir de uma perspectiva inovadora. Em que consiste a avaliação inovadora? Existe necessidade de contemplar etapas para uma aprendizagem significativa? Objetivo: Em um ambiente inovador de aprendizagem buscou-se analisar o ato avaliativo como processo contínuo e propor avaliação inovadora para processos transformadores de aprendizagem. Método: A partir do acompanhamento de docentes de cursos de graduação em um Centro Universitário localizado no Oeste do Paraná, o estudo utilizou quatro pilares da avaliação que serviram como orientadores: a) concepção de avaliação; b) instrumento aplicado; c) critérios utilizados e d) formato do feedback. Resultados: A avaliação inovadora considera o fazer profissional como essência para uma aprendizagem significativa. Constitui o momento em que o estudante aplica os conhecimentos realizados no estudo prévio, em situações reais ou simuladas do cotidiano da profissão, desenvolvendo competências (conhecimentos, habilidades e atitudes). A avaliação inovadora deve verificar se a competência foi ou não desenvolvida e se o estudante em formação está apto a executá-la no mundo do trabalho.Downloads
Publicado
24-10-2022
Edição
Seção
Artigos
Licença
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