Reflexões iniciais sobre as Inteligências Múltiplas em Cursos de Secretariado Executivo:
Caso Brasil
Resumo
Determinar o quanto alguém é inteligente e entender a diversidade de inteligências de um indivíduo é algo complexo. Diante disso, este estudo, que faz parte de um projeto de pesquisa em andamento, tem por objetivo compreender as Inteligências Múltiplas mais e menos desenvolvidas entre acadêmicos concluintes de cursos de Secretariado Executivo do Brasil, tendo como principal aporte teórico a Teoria das Inteligências Múltiplas, de Gardner. Pesquisas, nesse âmbito, são importantes por proporcionarem reflexões sobre o perfil de aprendizagem apresentado pelos acadêmicos do curso de Secretariado, como também facilita o processo de avaliação e escolha de estratégias de ensino no Ensino Superior. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo exploratório, de abordagem quantitativo-qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada a partir de questionário, via Google Forms. Os resultados remetem à compreensão de que as oito inteligências estão presentes nos 136 acadêmicos concluintes que participaram do estudo. As inteligências mais desenvolvidas são as inteligências interpessoal, intrapessoal e musical, enquanto a menos desenvolvida é a inteligência lógico-matemática. Esses resultados puderam ser relacionados, pelo menos em parte, tanto ao perfil de formação do Secretário Executivo, quanto ao perfil de aprendizado da Geração Z e aos comportamentos cognitivos apresentados em cada tipo de inteligência.Downloads
Publicado
02-09-2022
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.