Reflexões iniciais sobre as Inteligências Múltiplas em Cursos de Secretariado Executivo:
Caso Brasil
Resumo
Determinar o quanto alguém é inteligente e entender a diversidade de inteligências de um indivíduo é algo complexo. Diante disso, este estudo, que faz parte de um projeto de pesquisa em andamento, tem por objetivo compreender as Inteligências Múltiplas mais e menos desenvolvidas entre acadêmicos concluintes de cursos de Secretariado Executivo do Brasil, tendo como principal aporte teórico a Teoria das Inteligências Múltiplas, de Gardner. Pesquisas, nesse âmbito, são importantes por proporcionarem reflexões sobre o perfil de aprendizagem apresentado pelos acadêmicos do curso de Secretariado, como também facilita o processo de avaliação e escolha de estratégias de ensino no Ensino Superior. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo exploratório, de abordagem quantitativo-qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada a partir de questionário, via Google Forms. Os resultados remetem à compreensão de que as oito inteligências estão presentes nos 136 acadêmicos concluintes que participaram do estudo. As inteligências mais desenvolvidas são as inteligências interpessoal, intrapessoal e musical, enquanto a menos desenvolvida é a inteligência lógico-matemática. Esses resultados puderam ser relacionados, pelo menos em parte, tanto ao perfil de formação do Secretário Executivo, quanto ao perfil de aprendizado da Geração Z e aos comportamentos cognitivos apresentados em cada tipo de inteligência.Downloads
Publicado
02-09-2022
Edição
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Artigos
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