A Construção do Saber Geográfico na Transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais no Ensino Fundamental

Autores

Resumo

A passagem do primeiro para o segundo nível educacional do Ensino Fundamental é um período marcante para os alunos. Junto a isso, pensando na Geografia presente no currículo escolar, torna-se importante que ocorra uma continuidade na construção do saber geográfico em meio ao contexto da transição e que essa ciência cumpra seu papel na escola. Portanto, o objetivo principal deste artigo foi investigar os principais fatores presentes na construção do saber geográfico no período desta transição escolar, a fim de ampliar a discussão sobre a realidade de tal processo transitório para alunos e professores, avaliar a importância e necessidade da disciplina de Geografia para a formação formal, além de revelar que os dois níveis educacionais são momentos de aprendizagens simbólicas e aos envolvidos advertem-se posturas e atitudes específicas, por meio da discussão do tipo de construção do saber geográfico existente na passagem do quinto para o sexto ano escolar do Ensino Fundamental em duas escolas públicas do município de Marechal Cândido Rondon-PR, consideradas como referências na análise dos registros escolares apresentados e do discurso desenvolvido em entrevista com os professores regentes das respectivas turmas pesquisadas. Logo, defendemos que é preciso considerar que os alunos estão em constante evolução intelectual e que isso sugere ao professor um olhar atento e indica a necessidade de adaptação curricular e metodológica nessa transição.

Biografia do Autor

Ana Caroline Selzler, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na rede pública municipal

Terezinha Corrêa Lindino, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Pós-doutorado em Gestão e Educação Ambiental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Campus Tupã), no Grupo de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (PGEA). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Campus Marília). Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/Campus São Carlos). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/Campus São Carlos). Professora Associada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Campus Mal. Cândido Rondon). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Ciências Ambientais (UNIOESTE/Campus Toledo). Vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciências Ambientais (GEPECIA). Vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisas sobre a Primeira Infância (GEPEPI). Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (PGEA)

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Publicado

02-09-2022