A Construção do Saber Geográfico na Transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais no Ensino Fundamental
Resumo
A passagem do primeiro para o segundo nível educacional do Ensino Fundamental é um período marcante para os alunos. Junto a isso, pensando na Geografia presente no currículo escolar, torna-se importante que ocorra uma continuidade na construção do saber geográfico em meio ao contexto da transição e que essa ciência cumpra seu papel na escola. Portanto, o objetivo principal deste artigo foi investigar os principais fatores presentes na construção do saber geográfico no período desta transição escolar, a fim de ampliar a discussão sobre a realidade de tal processo transitório para alunos e professores, avaliar a importância e necessidade da disciplina de Geografia para a formação formal, além de revelar que os dois níveis educacionais são momentos de aprendizagens simbólicas e aos envolvidos advertem-se posturas e atitudes específicas, por meio da discussão do tipo de construção do saber geográfico existente na passagem do quinto para o sexto ano escolar do Ensino Fundamental em duas escolas públicas do município de Marechal Cândido Rondon-PR, consideradas como referências na análise dos registros escolares apresentados e do discurso desenvolvido em entrevista com os professores regentes das respectivas turmas pesquisadas. Logo, defendemos que é preciso considerar que os alunos estão em constante evolução intelectual e que isso sugere ao professor um olhar atento e indica a necessidade de adaptação curricular e metodológica nessa transição.Downloads
Publicado
02-09-2022
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Artigos
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