Educomunicação como Divulgação Científica:
Transgenia
Resumo
Este artigo parte da hipótese de que toda informação, quando observada a diversidade das ideias e suas intenções, se transforma em conhecimento. Questiona-se se o jornalismo como forma de conhecimento permite que o sujeito possa afastar-se dos fatos informados, posicionar-se perante eles e obter novos conhecimentos. Neste sentido, objetivou-se desenvolver uma ferramenta Ecossistema Comunicativo baseado no Ecossistema Ecológico. Nela, apresenta-se a Educomunicação como uma estratégia que promove ao mesmo tempo o diálogo e o distanciamento das informações exibidas, e assim possa gerar conhecimentos novos. Como exemplificação, a temática transgenia intentou promover a observação, a quantificação, a descrição e a significação das informações disponibilizadas sobre ela pelos agentes que regulam sua exibição e aplicação no Brasil. Logo, baseado em situações-problema, este estudo procura explorar a legitimidade das pesquisas sobre o tema em ambientes comunicativos. Com base na técnica de análise de conteúdo, a Educomunicação foi adotada como balizador da divulgação da ciência. Sob os canhões de Brecht (1978), a ferramenta Ecossistema Comunicativo conseguiu reconhecer os diversos conhecimentos presentes nos textos estudados e aproximou a Ciência à Sociedade.Downloads
Publicado
02-09-2022
Edição
Seção
Artigos
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