Práticas Educacionais Ambientais realizadas nos Anos Iniciais

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Resumo

Com a promulgação da Lei nº 9.795/1999, a Educação Ambiental tornou-se obrigatória em todos os níveis de ensino, passando a ser considerada como componente curricular nacional e definida como tema transversal nas disciplinas. Mas, como ela está sendo trabalhada nestes estabelecimentos? Procurando responder esta pergunta, este artigo tem como objetivo analisar práticas ambientais desenvolvidas no Ensino Fundamental – anos iniciais de um determinado município. Para esta análise, procurou-se descrever e avaliar as práticas formais, não formais e informais que foram executadas nas diversas escolas desse município. Das atividades desempenhadas, a revitalização dos muros das escolas e a elaboração de brinquedos com materiais recicláveis demonstraram impactos negativos posteriores à sua execução. Já as atividades que envolveram a questão social e ambiental, por exemplo, arrecadação de roupas, calçados e brinquedos demonstraram impactos positivos. Nesta perspectiva, tanto a inserção da Educação Ambiental quanto as práticas ambientais realizadas nas escolas do município selecionado, concluíram-se que para seu sucesso é necessário pensá-lo aliados às Políticas Públicas, de modo a não se tornar ações isoladas e sem contextualização.

Biografia do Autor

Nayra Caroline Steffen, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná. Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná

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Publicado

02-09-2022