Práticas Educacionais Ambientais realizadas nos Anos Iniciais
Resumo
Com a promulgação da Lei nº 9.795/1999, a Educação Ambiental tornou-se obrigatória em todos os níveis de ensino, passando a ser considerada como componente curricular nacional e definida como tema transversal nas disciplinas. Mas, como ela está sendo trabalhada nestes estabelecimentos? Procurando responder esta pergunta, este artigo tem como objetivo analisar práticas ambientais desenvolvidas no Ensino Fundamental – anos iniciais de um determinado município. Para esta análise, procurou-se descrever e avaliar as práticas formais, não formais e informais que foram executadas nas diversas escolas desse município. Das atividades desempenhadas, a revitalização dos muros das escolas e a elaboração de brinquedos com materiais recicláveis demonstraram impactos negativos posteriores à sua execução. Já as atividades que envolveram a questão social e ambiental, por exemplo, arrecadação de roupas, calçados e brinquedos demonstraram impactos positivos. Nesta perspectiva, tanto a inserção da Educação Ambiental quanto as práticas ambientais realizadas nas escolas do município selecionado, concluíram-se que para seu sucesso é necessário pensá-lo aliados às Políticas Públicas, de modo a não se tornar ações isoladas e sem contextualização.Downloads
Publicado
02-09-2022
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.