Relato de Experiência da Monitoria Virtual em Tempos de Pandemia da Covid-19
Resumo
A pandemia da COVID-19, trouxe expressivas mudanças no cenário social, econômico, de saúde e também educacional. No âmbito escolar, visando dar continuidade ao ensino e conter a propagação do vírus, as atividades foram ofertadas de maneira remota síncrona e/ou assíncrona, representando novos desafios a docentes e discentes. Objetivo: Relatar a experiência da monitoria remota síncrona e assíncrona da disciplina do Programa de Integração Ensino Serviço Comunidade I do Curso de Medicina de uma Universidade Federal na região oeste do Paraná. Método: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que versa sobre as atividades realizadas pelos discentes monitores, entre dezembro de 2021 e abril de 2022, através de ferramentas de interação social virtual. Resultados: A priori, foi possível identificar os desafios enfrentados pelos próprios monitores, a saber: adaptação as ferramentas digitais, desenvolvimento de estratégias de ensino a serem utilizadas de modo remoto síncrono e elaboração de atividades problematizadoras na interface teórico-prática. Com o decorrer dos encontros, foi possível constatar aprimoramento de habilidades interpessoais, de comunicação e solução de problemas, ao lado, da construção de um espaço virtual de discussão coletiva do saber. Conclusão: Mesmo de modo incipiente, o uso de ferramentas tecnológicas foi adaptado à realidade vivida e se mostrou capaz de promover um aprendizado eficaz, validando as estratégias utilizadas. Ademais, cada encontro visava fomentar a construção de um saber científico capaz de subsidiar as futuras atividades práticas no contexto da Saúde Pública.Downloads
Publicado
02-09-2022
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.