Relato de Experiência da Monitoria Virtual em Tempos de Pandemia da Covid-19

Autores

  • Murilo Elias Oliveira Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Jhoan Henrique Valgas Mendes Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Monica Augusta Mombelli Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) https://orcid.org/0000-0002-9675-0791
  • Ludmila Mourão Xavier Gomes Andrade https://orcid.org/0000-0001-6442-5719

Resumo

A pandemia da COVID-19, trouxe expressivas mudanças no cenário social, econômico, de saúde e também educacional. No âmbito escolar, visando dar continuidade ao ensino e conter a propagação do vírus, as atividades foram ofertadas de maneira remota síncrona e/ou assíncrona, representando novos desafios a docentes e discentes. Objetivo: Relatar a experiência da monitoria remota síncrona e assíncrona da disciplina do Programa de Integração Ensino Serviço Comunidade I do Curso de Medicina de uma Universidade Federal na região oeste do Paraná. Método: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que versa sobre as atividades realizadas pelos discentes monitores, entre dezembro de 2021 e abril de 2022, através de ferramentas de interação social virtual. Resultados: A priori, foi possível identificar os desafios enfrentados pelos próprios monitores, a saber: adaptação as ferramentas digitais, desenvolvimento de estratégias de ensino a serem utilizadas de modo remoto síncrono e elaboração de atividades problematizadoras na interface teórico-prática. Com o decorrer dos encontros, foi possível constatar aprimoramento de habilidades interpessoais, de comunicação e solução de problemas, ao lado, da construção de um espaço virtual de discussão coletiva do saber. Conclusão: Mesmo de modo incipiente, o uso de ferramentas tecnológicas foi adaptado à realidade vivida e se mostrou capaz de promover um aprendizado eficaz, validando as estratégias utilizadas. Ademais, cada encontro visava fomentar a construção de um saber científico capaz de subsidiar as futuras atividades práticas no contexto da Saúde Pública.

Biografia do Autor

Murilo Elias Oliveira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Acadêmico do Curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Jhoan Henrique Valgas Mendes, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Acadêmico do Curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Monica Augusta Mombelli, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutora em Ciências. Professora do Curso de Medicina da UNILA; Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN)

Ludmila Mourão Xavier Gomes Andrade, https://orcid.org/0000-0001-6442-5719

Doutora em Ciências da Saúde. Professora do Curso de Medicina da UNILA; Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN)

Downloads

Publicado

02-09-2022