Monitoria Acadêmica com Aplicação de Ferramentas Digitais na Educação Remota:

Relato de Experiência

Autores

  • Steven Manuel Cruz González Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Carlos Eduardo Rodrigues Matos Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Ludmila Mourão Xavier Gomes Andrade Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) https://orcid.org/0000-0001-6442-5719
  • Anália Rosário Lopes Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) https://orcid.org/0000-0002-3822-6107

Resumo

O presente trabalho objetiva relatar a experiência da monitoria acadêmica no primeiro período do curso de medicina, adaptada para o ensino remoto no período de pandemia e descrever as atividades de ensino-aprendizado aplicadas, as ferramentas digitais utilizadas e os resultados alcançados. A monitoria foi efetuada principalmente por meio de acesso online às ferramentas do Google, em especial o Meet, Classroom e Forms, fazendo uso também do Whatsapp para comunicação, Powerpoint e Canva para apresentações. Apesar dos diversos desafios, a experiência na monitoria acadêmica foi bastante produtiva e a adaptação ao modelo de ensino remoto foi bem-sucedida, envolvendo o uso de ferramentas digitais na complementação do aprendizado, na construção de vínculo entre monitores e discentes, no desenvolvimento de habilidades de ensino e integração do aluno à universidade, e à proposta pedagógica do módulo e do curso.

Biografia do Autor

Steven Manuel Cruz González, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR

Carlos Eduardo Rodrigues Matos, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Acadêmico do curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR

Ludmila Mourão Xavier Gomes Andrade, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutora em Ciências da Saúde (UFMG), Professora da UNILA; Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN); Curso de Medicina

Anália Rosário Lopes, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutora em Saúde Pública (EERP-USP), Professora da UNILA; Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN); Curso de Medicina

Downloads

Publicado

02-09-2022