Aprendendo sobre a Atenção Primária à Saúde no Ensino Remoto Emergencial:

Relato de Experiência

Autores

Resumo

A pandemia de COVID-19 trouxe significativas mudanças nos mais diversos contextos em todo o mundo, dentre eles a educação, e, mesmo em cursos de graduação que exigem a formação presencial, adotou-se o ensino remoto emergencial como estratégia para minimizar a propagação do vírus e alternativa para dar seguimento às atividades escolares. Objetivo: conhecer o processo de trabalho de uma Unidade Saúde da Família através de uma visita remota síncrona in loco. Método: Estudo exploratório com abordagem qualitativa e do tipo relato de experiência de um estudante do primeiro ano do curso de medicina em uma disciplina que propicia a integração ensino-serviço-comunidade e que foi adaptada para o ensino remoto. Resultados: Foi possível compreender, através dos relatos dos profissionais de saúde, os atributos da Atenção Primária à Saúde, os princípios do Sistema Único de Saúde, as atividades de educação popular desenvolvidas e os elementos constituintes do processo de trabalho. Conclusão: O ensino remoto emergencial demonstrou possibilidades e desafios. Entretanto, através do sincronismo estabelecido entre docentes, discentes e profissionais de saúde comprometidos com suas atividades, entende-se que a atividade valida a estratégia pedagógica utilizada, pois possibilitou a interface teórico-prática. Ademais, fomentou a necessidade de uma postura ativa no desenvolvimento do conhecimento acadêmico e a certeza de uma formação crítica-reflexiva que direciona ao aprimoramento de habilidades e competências que possam subsidiar a atuação profissional comprometida com as demandas do Sistema de Saúde vigente.

Biografia do Autor

Natã Hiroshi Yatsugafu Liborio, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Acadêmico do Curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Monica Augusta Mombelli, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutora em Ciências. Professora do Curso de Medicina da UNILA; Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN)

Ludmila Mourão Xavier Gomes Andrade, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutora em Ciências da Saúde. Professora do Curso de Medicina da UNILA; Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN)

Thiago Luis de Andrade Barbosa, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutor em Ciências da Saúde. Professora do Curso de Medicina da UNILA; Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN)

Downloads

Publicado

02-09-2022