Os Círculos de Cultura para Construção de Metodologias Ativas:
Democratizando o Espaço da Sala de Aula
Resumo
Este artigo tem o objetivo de problematizar o espaço da sala de aula, como um processo de ensino e de aprendizagem democrático apontando os círculos de cultura para construção de metodologias ativas. A abordagem metodológica utilizada é qualitativa, delineada como bibliográfica, apoiando-se na perspectiva teórica de Paulo Freire. Os círculos de cultura como problematização da sala de aula são condições necessárias para formação de uma consciência coletiva crítica de si mesmo e da realidade social, uma vez que se valoriza a cultura e as experiências dos sujeitos. Possibilita o desenvolvimento da autonomia e a tomada de decisão individual e coletivamente na resolução de problemas reais da comunidade. Os educandos são protagonistas do processo educacional e social, bem como os educadores são os mediadores, aprendendo e ensinando ao mesmo tempo. Essas reflexões podem ampliar a compreensão dos professores e da gestão escolar para o uso dos círculos de culturas para construção de metodologias ativas no espaço da sala de aula.Downloads
Publicado
24-10-2022
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.