Os Círculos de Cultura para Construção de Metodologias Ativas:

Democratizando o Espaço da Sala de Aula

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Resumo

Este artigo tem o objetivo de problematizar o espaço da sala de aula, como um processo de ensino e de aprendizagem democrático apontando os círculos de cultura para construção de metodologias ativas. A abordagem metodológica utilizada é qualitativa, delineada como bibliográfica, apoiando-se na perspectiva teórica de Paulo Freire. Os círculos de cultura como problematização da sala de aula são condições necessárias para formação de uma consciência coletiva crítica de si mesmo e da realidade social, uma vez que se valoriza a cultura e as experiências dos sujeitos. Possibilita o desenvolvimento da autonomia e a tomada de decisão individual e coletivamente na resolução de problemas reais da comunidade. Os educandos são protagonistas do processo educacional e social, bem como os educadores são os mediadores, aprendendo e ensinando ao mesmo tempo. Essas reflexões podem ampliar a compreensão dos professores e da gestão escolar para o uso dos círculos de culturas para construção de metodologias ativas no espaço da sala de aula.

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Publicado

24-10-2022