Acolhimento e Adaptação de Crianças de 0 a 2 Anos em Período Integral na Educação Infantil sob o Olhar da Teoria Psicanalítica de Donald Winnicott
Resumo
Trata-se de um estudo de natureza teórica que visa esclarecer as considerações de Donald W. Winnicott sobre o desenvolvimento infantil, sua psicanálise do cuidado e contribuições para a educação. O objetivo é discutir seus principais conceitos quanto ao cuidado materno e a teoria do desenvolvimento emocional primitivo na área da Educação Infantil. O estudo aborda a importância de uma mãe suficientemente boa no que tange ao desenvolvimento emocional infantil, os cuidados maternos, as falhas ambientais e a mãe insuficientemente boa, considerando que, para Winnicott as primeiras experiências emocionais são primordiais para que o sujeito constitua seu psiquismo.Downloads
Publicado
30-04-2022 — Atualizado em 06-04-2023
Versões
- 06-04-2023 (2)
- 30-04-2022 (1)
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.