Acolhimento e Adaptação de Crianças de 0 a 2 Anos em Período Integral na Educação Infantil sob o Olhar da Teoria Psicanalítica de Donald Winnicott

Autores

  • Everson Santos de Matos Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • João Jorge Correa Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Resumo

Trata-se de um estudo de natureza teórica que visa esclarecer as considerações de Donald W. Winnicott sobre o desenvolvimento infantil, sua psicanálise do cuidado e contribuições para a educação. O objetivo é discutir seus principais conceitos quanto ao cuidado materno e a teoria do desenvolvimento emocional primitivo na área da Educação Infantil. O estudo aborda a importância de uma mãe suficientemente boa no que tange ao desenvolvimento emocional infantil, os cuidados maternos, as falhas ambientais e a mãe insuficientemente boa, considerando que, para Winnicott as primeiras experiências emocionais são primordiais para que o sujeito constitua seu psiquismo.

Biografia do Autor

Everson Santos de Matos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Discente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Foz do Iguaçu, PR.

João Jorge Correa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professor orientador. Pós-Doutorado em Educação. Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Foz do Iguaçu, PR.

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Publicado

30-04-2022