Brincar e Infância em Região Fronteiriça

Autores

Resumo

O presente artigo é fruto da participação do autor no projeto de pesquisa universitária intitulado: “Brincar e infância na fronteira” da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), localizada em Foz do Iguaçu/PR. O objetivo deste artigo é socializar a experiência e atividades realizadas por meio do projeto de pesquisa, bem como contribuir para novas pesquisas que envolvam o tema “Brincar e Infância na Fronteira” e em especial refletir sobre a infância e brincar da pessoa com deficiência. O método utilizado foi o da análise bibliográfica e documental. Compreende-se a importância da temática e pesquisas na área, tendo em vista contribuir para o desenvolvimento de novas políticas para de inclusão da infância com deficiência na tríplice fronteira, Brasil, Paraguay e Argentina, em especial no município de Foz do Iguaçu. Os resultados alcançados demonstram que embora haja um substancial amparo legal no que se refere à infância e ao brincar como direito, na prática a realidade não condiz com o esperado e almejado, identificamos a escassez de pesquisas que retratem o brincar e a infância na fronteira em especial das crianças com deficiência, desse modo pouco se contribui para fomentar políticas públicas para essa finalidade.

Biografia do Autor

Luís Demétrio Broetto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Licenciado em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialista emEducação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Bacharel em Letras/LIBRAS pelaUniversidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação na/para infância da universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Tradutor/Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Língua Portuguesa (TILSP) no Colégio Estadual Alberto Santos Dumont em Cafelândia/PR.

Juliana Fatima Serraglio Pasini, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutora em Educação pela UNISINOS. Mestre em Educação pela UNIOESTE. Pedagoga pelo CentroUniversitário Dinâmica das Cataratas. Professora visitante da UNILA/ILAACH. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação na/para Infância (UNILA).

Downloads

Publicado

30-04-2022 — Atualizado em 06-04-2023

Versões