Brincar e Infância em Região Fronteiriça

Autores

  • Juliana Fatima Serraglio Pasini Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) https://orcid.org/0000-0002-7854-4038
  • Luís Demétrio Broetto Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Resumo

O presente artigo é fruto da participação do autor no projeto de pesquisa universitária intitulado: “Brincar e infância na fronteira” da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), localizada em Foz do Iguaçu/PR. O objetivo deste artigo é socializar a experiência e atividades realizadas por meio do projeto de pesquisa, bem como contribuir para novas pesquisas que envolvam o tema “Brincar e Infância na Fronteira” e em especial refletir sobre a infância e brincar da pessoa com deficiência. O método utilizado foi o da análise bibliográfica e documental. Compreende-se a importância da temática e pesquisas na área, tendo em vista contribuir para o desenvolvimento de novas políticas para de inclusão da infância com deficiência na tríplice fronteira, Brasil, Paraguay e Argentina, em especial no município de Foz do Iguaçu. Os resultados alcançados demonstram que embora haja um substancial amparo legal no que se refere à infância e ao brincar como direito, na prática a realidade não condiz com o esperado e almejado, identificamos a escassez de pesquisas que retratem o brincar e a infância na fronteira em especial das crianças com deficiência, desse modo pouco se contribui para fomentar políticas públicas para essa finalidade.

Biografia do Autor

Juliana Fatima Serraglio Pasini, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutora em Educação pela UNISINOS. Mestre em Educação pela UNIOESTE. Pedagoga pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas. Professora visitante da UNILA/ILAACH. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação na/para Infância (UNILA).

Luís Demétrio Broetto, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Licenciado em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialista em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Bacharel em Letras/LIBRAS pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação na/para infância da universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Tradutor/Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Língua Portuguesa (TILSP) no Colégio Estadual Alberto Santos Dumont em Cafelândia/PR.

Downloads

Publicado

30-04-2022 — Atualizado em 04-05-2022

Versões