Desafios, Adaptações e Aprendizados da Extensão Universitária em Tempos de Pandemia:

Relato de Experiência

Autores

  • Larissa Dalolio Valente Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Margine Ileana Toledo Pérez Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Júnior Raí Pacheco Ortiz Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Myllena Letycia da Silva Batista Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Anália Rosário Lopes Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) https://orcid.org/0000-0002-3822-6107

Resumo

Introdução: a extensão universitária apresenta-se com relevante papel na interação e troca de saberes entre a academia e a sociedade, tornando-a um instrumento indispensável à completa realização da universidade como instrumento emancipatório. No momento atual enfrenta um grande desafio que é a paralisação das atividades presenciais devido a pandemia da Covid-19. Objetivo: o presente estudo tem o objetivo de descrever a experiência de um projeto de extensão universitária, desenvolvido para auxiliar na qualificação dos serviços em saúde da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Foz do Iguaçu, demonstrando os desafios, adaptações e aprendizados em cenário de pandemia. Método: trata-se de um relato de experiência decorrido de um projeto de extensão entre a universidade federal e a APAE municipal com início em dezembro de 2020, já em período de pandemia, e encerramento em fevereiro de 2022. Teve a participação de professores e estudantes do curso de Medicina, Saúde Coletiva e Administração pública e políticas públicas. Resultados: mesmo frente às limitações impostas pela pandemia da Covid-19, principalmente o isolamento social que impossibilitou as ações presenciais, o projeto conseguiu se desenvolver com uso de ferramentas digitais e mídias sociais, tais como Google Meet, CANVA, Facebook e Instagram. Foram produzidos e publicados sete materiais educativos em saúde e a equipe acadêmica envolvida participou de quatro congressos científicos com publicação de quatros resumos em anais de eventos. Considerações finais: foi possível fomentar a educação popular em saúde na população-alvo de modo eficiente, auxiliando a APAE em seus serviços de assistência à saúde. Portanto, vê-se que os desafios enfrentados e adaptações realizadas foram oportunidades para desenvolver novas competências profissionais e acadêmicas na realização da extensão universitária.

Biografia do Autor

Larissa Dalolio Valente, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Acadêmica do curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR.

Margine Ileana Toledo Pérez, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Acadêmica do curso de Saúde Coletiva da UNILA.  

Júnior Raí Pacheco Ortiz, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Acadêmico do curso de Administração Pública e Políticas Pública da UNILA

Myllena Letycia da Silva Batista, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Acadêmica do curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR.

Anália Rosário Lopes, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Fisioterapeuta, Doutora em Saúde Pública (EERP-USP), Professora da UNILA; Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN); Curso de Medicina.  

Downloads

Publicado

30-04-2022 — Atualizado em 30-04-2022

Versões