O Contexto Emergencial das Aulas Remotas no Ensino Fundamental – Anos Iniciais: Perspectivas e Desafios da Informatização do Ensino
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v15i33.711Resumo
O presente artigo descreve as perspectivas e alguns desafios vivenciados pelos professores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, frente à implantação emergencial do ensino remoto, exigindo rápida e forçosa adaptação docente, além da busca por novas formas de aprender e ensinar mediadas pelas tecnologias. O objetivo central foi avaliar o comportamento, o nível de autossatisfação e as habilidades com a tecnologia digital como potencial ferramenta pedagógica de uma unidade escolar da rede pública municipal, em Foz do Iguaçu. O encaminhamento metodológico deu-se através da pesquisa de levantamento de dados (survey), utilizando-se da análise comparativa entre os apontamentos realizados pela equipe docente, separada em dois grupos etários. Os resultados demonstraram que a necessidade da informatização do ensino, imposta pelo contexto pandêmico, causou e vem causando grande preocupação no corpo docente, onde a incorporação das tecnologias como recursos pedagógicos ainda é algo distante da realidade escolar. Verificou-se, também, que o grupo de professores com idade superior a trinta e cinco anos foi o que mais encontrou dificuldades em se adaptar e apresentou maior desgaste emocional no processo. Como consequência, os professores relataram que a passagem pelo ensino remoto traz como lições a necessidade de aprendizagem constante e de superação de obstáculos.Downloads
Publicado
27-10-2021
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.