O Contexto Emergencial das Aulas Remotas no Ensino Fundamental – Anos Iniciais: Perspectivas e Desafios da Informatização do Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v15i33.711

Resumo

O presente artigo descreve as perspectivas e alguns desafios vivenciados pelos professores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, frente à implantação emergencial do ensino remoto, exigindo rápida e forçosa adaptação docente, além da busca por novas formas de aprender e ensinar mediadas pelas tecnologias. O objetivo central foi avaliar o comportamento, o nível de autossatisfação e as habilidades com a tecnologia digital como potencial ferramenta pedagógica de uma unidade escolar da rede pública municipal, em Foz do Iguaçu. O encaminhamento metodológico deu-se através da pesquisa de levantamento de dados (survey), utilizando-se da análise comparativa entre os apontamentos realizados pela equipe docente, separada em dois grupos etários. Os resultados demonstraram que a necessidade da informatização do ensino, imposta pelo contexto pandêmico, causou e vem causando grande preocupação no corpo docente, onde a incorporação das tecnologias como recursos pedagógicos ainda é algo distante da realidade escolar. Verificou-se, também, que o grupo de professores com idade superior a trinta e cinco anos foi o que mais encontrou dificuldades em se adaptar e apresentou maior desgaste emocional no processo. Como consequência, os professores relataram que a passagem pelo ensino remoto traz como lições a necessidade de aprendizagem constante e de superação de obstáculos.

Biografia do Autor

Cristiane Alves Viana, Pedagoga da rede pública estadual do Paraná.

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino da UNIOESTE. Pedagoga da rede pública estadual do Paraná e professora do Ensino Fundamental, rede pública municipal de Foz do Iguaçu, PR.

Kelin Regina Bergamini do Nascimento, Ensino Fundamental, rede pública municipal de Foz do Iguaçu, PR.

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino da UNIOESTE. Coordenadora Pedagógica e Professora do Ensino Fundamental, rede pública municipal de Foz do Iguaçu, PR.

Downloads

Publicado

27-10-2021