O Contexto Emergencial das Aulas Remotas no Ensino Fundamental – Anos Iniciais: Perspectivas e Desafios da Informatização do Ensino

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DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v15i33.711

Resumo

O presente artigo descreve as perspectivas e alguns desafios vivenciados pelos professores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, frente à implantação emergencial do ensino remoto, exigindo rápida e forçosa adaptação docente, além da busca por novas formas de aprender e ensinar mediadas pelas tecnologias. O objetivo central foi avaliar o comportamento, o nível de autossatisfação e as habilidades com a tecnologia digital como potencial ferramenta pedagógica de uma unidade escolar da rede pública municipal, em Foz do Iguaçu. O encaminhamento metodológico deu-se através da pesquisa de levantamento de dados (survey), utilizando-se da análise comparativa entre os apontamentos realizados pela equipe docente, separada em dois grupos etários. Os resultados demonstraram que a necessidade da informatização do ensino, imposta pelo contexto pandêmico, causou e vem causando grande preocupação no corpo docente, onde a incorporação das tecnologias como recursos pedagógicos ainda é algo distante da realidade escolar. Verificou-se, também, que o grupo de professores com idade superior a trinta e cinco anos foi o que mais encontrou dificuldades em se adaptar e apresentou maior desgaste emocional no processo. Como consequência, os professores relataram que a passagem pelo ensino remoto traz como lições a necessidade de aprendizagem constante e de superação de obstáculos.

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Publicado

27-10-2021