Não é Preciso Começar Novamente: Ações de Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos no Ambiente Escolar
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v15i33.710Resumo
Ocasionados pelo crescimento populacional vivenciado nos últimos séculos, os impactos ambientais causados pela geração de resíduos sólidos têm afetado cada vez mais a qualidade de vida de milhares de pessoas. Os resíduos sólidos, representados por materiais advindos de práticas cotidianas e o seu descarte incorreto, geram diferentes formas de poluição ambiental. Nesse contexto, a principal finalidade deste trabalho é discutir a problemática dos resíduos sólidos sob a ótica da perspectiva escolar, com enfoque em ações de gerenciamento e educação ambiental. Foi realizado um levantamento bibliográfico em três bases de dados, sendo elas: Google Acadêmico, SCIELO e Portal de periódicos da CAPES. Para a busca foram delimitadas as seguintes palavras-chave: Educação ambiental; Resíduos sólidos; Sistema escolar. A fim de sensibilizar os estudantes, desde os anos escolares iniciais, sobre a importância da coleta e destinação correta de resíduos, é necessária a inserção da dimensão ambiental dentro do contexto escolar. Assim, a educação ambiental surge como instrumento para a efetivação dessa ideia. Ela sugere maneiras de abordar assuntos relacionados aos resíduos sólidos e indica caminhos para minimizar o agravamento da crise ambiental gerado por eles. Para isso, diversas ações já desenvolvidas cotidianamente no meio escolar podem promover a sensibilização e a aquisição de uma nova forma de entender e tratar o ambiente. A aplicabilidade da educação ambiental na escola representa, portanto, uma possibilidade de gerenciamento eficaz da destinação final de resíduos sólidos gerados pela própria comunidade escolar.Downloads
Publicado
27-10-2021
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Pleiade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.