Metodologias Ativas e o Processo de Elaboração de Projetos Sociais

Autores

  • Alaísa de Oliveira Siqueira Professora do Centro Universitário Salesiano (UniSales).
  • Juliane de Araújo Barroso Professora do Centro Universitário Salesiano (UniSales).
  • Priscilla Higashi Coordenadora do curso de graduação em Enfermagem e do curso Técnico em Enfermagem do Centro Universitário UniAmérica Descomplica. https://orcid.org/0000-0002-7048-8772

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v15i33.707

Resumo

O referido artigo tem como tema “A possibilidade do uso de Metodologias Ativas no processo de elaboração e execução de projetos sociais”. O objeto do estudo traz o seguinte questionamento: “Quais são as possíveis contribuições das metodologias ativas no processo de aprendizagem para elaboração de projetos sociais?”. Apresenta como objetivo geral identificar as possíveis contribuições das metodologias ativas no processo de aprendizagem para elaboração de projetos sociais e como objetivos específicos discorrer sobre as transformações na área da educação nos últimos anos e adoção de novas práticas e metodologias educacionais; descrever os pressupostos e possibilidades das metodologias ativas e; explicitar a dimensão sócio-política dos projetos sociais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, devido ao interesse em adquirir familiarização e aproximação com o objeto de estudo. Como resultado podemos identificar que a elaboração de projetos sociais coaduna com a Metodologia da Problematização uma vez que pressupõe a observação da realidade para a identificação dos problemas, posteriormente a identificação dos pontos-chave e a teorização, e por fim, a elaboração de hipóteses de solução e a aplicação à realidade. Concluímos que a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez se tornou um importante instrumento no processo de aprendizagem para elaboração de projetos sociais, visto que é justamente nesse contexto que as metodologias ativas podem possibilitar processos inclusivos e mais próximos da realidade sobre qual se deseja atuar.

Biografia do Autor

Alaísa de Oliveira Siqueira, Professora do Centro Universitário Salesiano (UniSales).

Mestre em Serviço Social. Professora do Centro Universitário Salesiano (UniSales), Vitória, ES.

Juliane de Araújo Barroso, Professora do Centro Universitário Salesiano (UniSales).

Especialista em Planejamento, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais. Professora do Centro Universitário Salesiano (UniSales), Vitória, ES.

Priscilla Higashi, Coordenadora do curso de graduação em Enfermagem e do curso Técnico em Enfermagem do Centro Universitário UniAmérica Descomplica.

Coordenadora do curso de graduação em Enfermagem e do curso Técnico em Enfermagem do Centro Universitário UniAmérica Descomplica.

Downloads

Publicado

27-10-2021